Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campanha arrecada cabelos, lenços, bandanas e turbantes para doação a mulheres em tratamento de câncer

Campinas, por Kleber Patricio

VIDA – confeccionada nas opções ouro e ródio e vendida a R$120 com renda revertida para confecção de perucas. Foto: divulgação.

Se toca, não é bobagem! O projeto Toca a mama, amiga!, lançado em Campinas, é uma nova iniciativa com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e diminuir os impactos do tratamento na vida das mulheres que estão na luta contra o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, estão previstos 59.700 novos casos para 2019. No levantamento feito pela instituição em 2015, a taxa de mortalidade no Sudeste era de 14,56%, mas, quando realizado o diagnóstico em fase inicial, as chances de cura podem chegar em até 95%.

Infelizmente, é fato que muitas mulheres já estão nesta luta e um dos principais impactos do tratamento, além do aspecto invasivo, é a destruição da autoestima. O corpo se modifica, incha, os cabelos caem e nem sempre é possível manter a confiança durante todo o processo.

Pensando nisso, a jovem publicitária e idealizadora do projeto, Maria Julia Kassab, reuniu uma série de parceiros que viabilizaram o projeto para colaborar com a recuperação da autoestima dessas mulheres. “Eu tive a experiência de implantar um projeto semelhante antes, que me emocionou muito. Ver as pessoas engajadas me motivou a querer mais. Então reuni alguns amigos que cederam espaços, materiais e até o próprio trabalho para que o Toca a mama, amiga! se concretizasse”, comentou.

Como funciona

Durante todo o mês de outubro, o Ateliê Anilu Bijoux vai disponibilizar seu espaço às segundas-feiras, das 11h às 14h, para que profissionais voluntários façam cortes de cabelos que serão utilizados na confecção de perucas. “É só comparecer no ateliê e os profissionais farão o corte gratuitamente. As pessoas que preferirem doar o cabelo já cortado podem fazer a doação às segundas, no mesmo horário”, explica Maria Júlia. Todos os tipos de cabelo são aceitos, mesmo com química, mas é preciso ter no mínimo 20 cm. Para fazer o corte adequado, faça um rabo de cavalo, amarre com um elástico de borracha e faça o corte acima do elástico.

O Ateliê Anilu Bijoux também irá confeccionar uma semijoia sobre o tema e toda a renda será revertida para a confecção de perucas. Com opções banhadas a ouro e ródio, VIDA – como foi ‘batizada’ – combina quartzo rosa e zircônia e será vendida a R$120.

As três unidades do Alma (Coliving, Jazz e Grey Bowl) serão pontos de arrecadação de lenços, bandanas e turbantes que serão doados ao Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher. No Caism também serão realizadas duas apresentações culturais nos dias 7 e 14 de outubro. A rede de bares disponibilizou suas vitrines para que a Segredo Doce e o Ateliê Anilu Bijoux possam vender seus produtos e gerar renda. “A gente não precisa só do cabelo. A gente quer algo maior. Para se ter uma ideia, além dos cabelos, custa cerca de cem reais confeccionar uma peruca. Então todo o dinheiro arrecadado será destinado à ONG Cabelegria, que irá transformar os cortes em pedacinhos de autoestima”, completa Maju.

Rede de parceiros

A Lindóia Verão abraçou o projeto e fará um lote de garrafas de água personalizadas que serão distribuídas para as pessoas que participarem da campanha.

Em parceria com o Alma Grey Bowl, a Beefeater Pink vai doar garrafas de gin de morango que são cor-de-rosa. A venda do drink especial – que será servido em copos personalizados doados pela Love Gift – será realizada durante um evento com curadoria musical doada pelo Alma, também terá todo o valor revertido para a confecção de perucas.

A Ondina Beauty Academy fará a doação de duas cadeiras profissionais para os cortes de cabelo. O Caism fará um sorteio e seis mulheres que passaram pela mastectomia serão atendidas pela fisioterapeuta Mariana Rossi Gugliotta, que doou todas as segundas-feiras de outubro e novembro para oito sessões de massagens pós-operatório para cada uma.

E, na comunicação, a Interage AI dá o suporte na assessoria de imprensa, a New Signs vai doar toda a produção da comunicação visual e a Mutcho Filmes vai desenvolver o vídeo institucional com o apoio da Alessandra Schnable, que fará a produção das mulheres que darão depoimento para a campanha.

Serviço:

Toca a mama, amiga!

Quando: todo o mês de outubro, mas, os cortes são só às segundas feiras, no Ateliê.

Hora: cortes – das 11h às 14h; nos bares, horário de funcionamento do estabelecimento.

Onde: O Atelliê Anilu Bijoux fica na Rua Antônio Lapa, 1261, Cambuí, já a rede de bares Alma tem três endereços:

Coliving – Rua Capitão Francisco de Paula, 264, Cambuí

Jazz – Rua Santo Antônio, 452, Cambuí

Grey Bowl – Rua Arlindo Carpino, 22, Novo Taquaral.