Tendo por objetivo principal disseminar o conceito lixo zero por meio de eventos em que a sociedade, organizações públicas, empresas privadas e ONGS possam executar iniciativas de forma criativa dentro de uma agenda de três dias, a Semana Lixo Zero acontece de 25 a 27 de outubro em Indaiatuba.
A semana contará com ações pedagógicas como palestras, limpezas urbanas, “Aniversário Lixo Zero”, adoção de praças/canteiros e manutenção de nascente. Jovens estudantes irão fazer parte dos multiplicadores de informações e serão capacitados para atuar de forma indispensável durante as ações – serão os protagonistas da SLZ.
A Semana Lixo Zero é uma iniciativa do mesmo grupo de voluntários, empresas e pessoas físicas que organizou um mutirão no último dia 21 de setembro no Parque Ecológico em comemoração pelo Dia Mundial da Limpeza.
Programação
No dia 15 de outubro, jovens estudantes serão levados a visitar o aterro sanitário de Indaiatuba. A visita técnica terá duas turmas; a primeira às 9h00 e a segunda, às 15h00. No dia 16 haverá uma roda de bate-papo com as mesmas turmas para as conclusões sobre a visita.
Também haverá uma ação, nos dias 22 e 23, de visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto “Mário Araldo Candello”. Visitas de manhã e à tarde e, no dia seguinte, roda de bate papo com o mesmo propósito de discussão: conclusões.
No dia 25 o auditório da FIEC receberá palestras com o Cônsul da Noruega, César Bueno, com o sócio diretor da Arueira Ambiental, André Mantovani e com Felipe Marcon, diretor executivo da Ricigreen, respectivamente às 19h, 19h20 e 19h40, seguidas de um painel de discussões.
Dia 26, sábado, das 8h30 às 11h00, haverá uma ação de limpeza de nascente no Distrito Campestre Joia, além de uma reunião com empresários do distrito de modo a buscar uma solução para preservação da nascente, vítima de descarte irregular e irresponsável de lixo na área.