Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Synergia Socioambiental, SOS Mata Atlântica e Instituto Terra discutem soluções e desafios da restauração de ecossistemas

São Paulo, por Kleber Patricio

A Synergia Socioambiental realizará, dia 12 de agosto, às 17h (horário de Brasília), a live Socioambiental em Pauta: Soluções e desafios da restauração de ecossistemas, com o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema tão urgente para a humanidade. A urgência dessa discussão se respalda, para além da divulgação constante pela mídia sobre o problema da destruição dos ecossistemas, na decisão da ONU em dar início à Década das Nações Unidas para a restauração dos ecossistemas, que vai até 2030.

Ao abrir o debate sobre esse tema, a Synergia acredita colaborar com a conscientização individual e mobilização de atores engajados com a questão socioambiental. Por isso, convidou três especialistas no universo socioambiental, Isabella Salton, Maria Albuquerque e Mario Mantovani, para discutir questões como: É possível a exploração sustentável dos recursos naturais, considerando-se a vulnerabilidade social e os conflitos ambientais do Brasil? Quais seriam as alternativas para a preservação dos biomas, considerando-se a presença humana cada vez mais próxima deles, e o inevitável conflito de interesses pelo uso do solo e da água? As commodities ambientais são suficientes para envolver o empresariado na proteção e recuperação ambiental no país, num momento em que as políticas de proteção têm sido flexibilizadas? Essas e outras questões farão parte da conversa entre Isabella Salton, diretora executiva do Instituto Terra, Mario Mantovani, diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, e Maria Albuquerque, fundadora e presidente da Synergia. A live é aberta à participação do público, que poderá enviar perguntas pelo chat do canal do YouTube da Synergia durante o encontro.

Perfis das instituições nas redes sociais:

Synergia: @synergiasocioambiental (Instagram e Facebook) | @synergia consultoria socioambiental (LinkedIn)

Instituto Terra: @institutoterraoficial (Instagram e Facebook) | @Instituto Terra (LinkedIn)

SOS Mata Atlântica: @sosmataatlantica (Instagram e Facebook) | @Fundação SOS Mata Atlântica (LinkedIn)

Sobre a participante do Instituto Terra: Isabella Salton é a diretora executiva do Instituto Terra. Formada em Ciências Exatas e Biológicas e em Administração de Empresas e com mais de 25 anos de experiência, atualmente está da frente da diretoria da organização civil sem fins lucrativos e que tem como objetivo a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce.

Sobre o participante da SOS Mata Atlântica: Com mais de 40 anos de experiência na área ambiental, Mario Mantovani é geógrafo e especialista em manejo de bacias hidrográficas, completando em 2021 30 anos na Fundação SOS Mata Atlântica, ONG brasileira que atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica.

Sobre a participante da Synergia: Com mais de 30 anos de experiência na área socioambiental, Maria Albuquerque somou suas competências como socióloga e cientista social, mestre em Sociologia do Trabalho e doutora em Estruturas Ambientais Urbanas, para fundar a consultoria socioambiental que hoje é referência em mediação de conflitos, relações territoriais, desenvolvimento social e gestão do conhecimento para empresas dos setores públicos e privados. Maria compartilhará sua experiência de anos de trabalho junto aos segmentos de mineração, siderurgia, indústria petroquímica, gestão pública, agronegócio, agroindústria, saneamento, energia e gestão hídrica e sua relação com a reparação de ecossistemas.

Serviço:

Live Socioambiental em Pauta: Soluções e desafios da restauração de ecossistemas

12 de agosto de 2021 – Às 17h (horário de Brasília)

Canal YouTube > Synergia Socioambiental

Inscrição para receber lembrete: https://bit.ly/livesynergia

#Synergia #socioambiental #recuperaçãoambiental #livesynergia #consultoriasocioambiental #SynergiaSocioambiental #Sustentabilidade.