A Secretaria Municipal de Educação realiza dois espetáculos do projeto de arte circense Vidart: O Rei do Show será apresentado por 250 alunos das EMEBs Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, Maria Benedicta Guimarães e Cleonice Lemos Naressi nos dias 23 e 24 de outubro. Já os 168 alunos das EMEBs Padre Joaquim Aparecido Rocha e Wladimir Olivier encenam Korvatunturi nos dias 6 e 7 de novembro. Os eventos são gratuitos e acontecem às 19h30 no Ciaei (confira no final do texto as informações de cada peça).
Há 15 anos, o projeto Vidart vem sendo desenvolvido pela Secretaria em cinco escolas municipais de período integral. Mais de 400 alunos praticam diversas modalidades circenses, como malabares, diabolô, trapézio e monociclo, entre outras. Para fechar o ciclo da atividade, é promovido um espetáculo onde as crianças apresentam as habilidades aprendidas durante o ano letivo.
Para a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a prática circense reforça a importância do respeito, da disciplina, da responsabilidade e da autonomia dos alunos. “Cabe ainda destacar que as atividades do Vidart funcionam como um apoio educacional importante, pois ajudam na concentração dentro das salas de aula, além de promover a autoconfiança na criança.”
1º espetáculo – O Rei do Show
Datas: 23 e 24 de outubro
Hora: 19h30
Local: Ciaei
Entrada gratuita
Escolas participantes: 250 alunos das EMEBs Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, Maria Benedicta Guimarães e Cleonice Lemos Naressi
Professores envolvidos: Ana Bicudo, Eliane Pismel, Erica Marcelli, João Paulo de Oliveira, Lucilene Melo, Miriam Carrilho e Simone Ribeiro.
Sobre o espetáculo:
A apresentação foi inspirada no filme O Rei do Show, 2017 – direção de Michael Gracey. De origem humilde e desde a infância sonhando com um mundo mágico, P.T. Barnum desafia as barreiras sociais se casando com a filha do patrão do pai e dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo, abrindo uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento fracassa, mas ele logo vislumbra uma ousada saída: produzir um grande show estrelado por pessoas com talentos especiais, que na época eram chamadas de aberrações, bizarrices e excluídos pelos preconceitos sociais.
2º espetáculo – O Mundo Mágico de Korvatunturi
Datas: 6 e 7 de novembro
Hora: 19h30
Local: Ciaei
Entrada gratuita
Escolas participantes: 165 alunos das EMEBs Padre Joaquim Aparecido Rocha e Wladimir Olivier
Professores envolvidos: Ana Bicudo, Eliane Pismel, Erica Marcelli, João Paulo de Oliveira, Lucilene Melo, Miriam Carrilho, Simone Ribeiro.
Sobre o espetáculo:
Esta apresentação contará uma história inspirada na lenda de Korvatunturi, uma montanha localizada na Lapônia em formato de orelha onde são ouvidos os desejos do mundo inteiro. O público mergulhará em um universo mágico e sensorial sobre os verdadeiros valores da vida – um reencontro da humanidade com os sentimentos de amizade, alegria, solidariedade, amor e perdão.