Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Artigo: “Sua coluna é muito mais forte do que você imagina”, por Laís Mori Sério

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação/Alive.

Sua coluna dói? Sabe por quê? Vamos começar pensando do que a coluna é formada —vértebras, discos, ligamentos, fáscias, músculos, tendões, vasos, nervos; tudo faz parte da composição estrutural da nossa coluna.

Cada estrutura com sua função única e que, em conjunto com outras, permite que tenhamos todas as funções acontecendo da melhor maneira.

Já dá para saber por que sua coluna dói? Eu te digo que não e sabe por quê? Porque dificilmente um corpo vai ter sintomas por uma única causa e isso pelo simples fato das estruturas serem interligadas e dependentes umas das outras.

Mas dói para abaixar. “É minha hérnia de disco!” Eu posso te garantir que não é. Dói para abaixar hoje, mas há dois meses não estava doendo. Descobriu a hérnia agora? E no exame veio a data de quando o disco “saiu do lugar”? Não veio, né? Então por que a causa seria sua hérnia? Ela pode estar aí há muito mais tempo e o sintoma só ter aparecido agora. Ela representa um ponto de alteração do seu corpo e pode estar mais suscetível a gerar sintomas. Mas isso não é uma regra.

Sua coluna não é mais forte ou fraca por ter alterações. Essa “força” dela depende do quanto você mantém seu corpo ativo, com estímulos saudáveis, desde a prática de uma atividade física constante, até uma alimentação bem balanceada e uma mente bem trabalhada.

Não tenha medo da sua coluna e, muito menos, de movimentá-la.

Cuide-se. Se ainda não tem dores, pense na prevenção. Prevenir é definitivamente o melhor remédio.

Laís Mori Sério é fisioterapeuta formada pela PUC-Campinas (Crefito nº 124205-F), especialista em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid com experiência clínica e cursos de extensão nos Estados Unidos e colabora periodicamente com o site.