O projeto Álbum de figurinhas – aprender brincando foi a maneira que a gestora Cristiane Martins de Sousa, da Emeb Prof. Renata Guimarães Brandão Anadão, em Indaiatuba (SP), encontrou para superar os desafios devido a suspensão das aulas por conta da pandemia da Covid-19. O objetivo é promover uma maior aproximação das famílias com a escola e estimular o aprendizado dos alunos de forma lúdica.
A gestora conta que, diante a pandemia, se viu em um momento pelo qual nunca pensou passar e, diante das limitações, era necessário se reinventar. “Eu queria de alguma maneira participar deste processo e criar situações estimuladoras e eficazes para aproximar as crianças da escola. Foi aí que surgiu a ideia do álbum de figurinhas, pois, além de ampliar o repertório lúdico, é uma estratégia que une palavras, números, sequências, coordenação motora e lateralidade, dentre outras habilidades”, explica.
Para Cristiane, a brincadeira é a forma que a criança mais interage e se expressa no meio em que vive. “A escola deve possibilitar um contexto, com recursos diferenciados, em que a criança possa se aproximar de atividades motivadoras, desenvolvendo suas estruturas cognitivas, afetivas e emocionais”, argumenta.
A gestora ainda complementa que o álbum tem o registro dos alunos e professores das salas e marca o período histórico que estamos vivenciando. “Cada turma tem o seu tema para o álbum ficar mais divertido e a cada semana na troca das atividades impressas, eles recebem as figurinhas para irem completando o álbum. Estou muito feliz em ver as crianças vivendo essa experiência, que se tornou motivadora e divertida”, comemora Cristiane, que é pedagoga, psicopedagoga e gestora da Emeb Prof. Renata Guimarães Brandão Anadão.