Alunos da EMEB Prof. Wladimir Olivier realizaram no dia 1º de julho a colheita dos vegetais produzidos pelo projeto Horta na Escola. A ação é desenvolvida como atividade de contra turno em quatro escolas municipais – EMEBs Prof. Wladimir Olivier, Pe. Joaquim Aparecido Rocha, Prof. Antonio Luiz Balaminuti e Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro e tem o objetivo de estimular a alimentação saudável e ensinar noções sobre o cultivo das hortaliças.
O projeto é desenvolvido com apoio das Secretarias de Educação e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e a coordenação geral é realizada pela Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. No primeiro semestre de 2019, foram promovidas oficinas de formação com orientação e supervisão semanal às escolas integrantes do projeto.
Além de estimular a alimentação saudável entre os alunos, no projeto Horta na Escola as crianças aprendem sobre a importância da terra e seus nutrientes, como semear uma planta, como se formam as raízes e do que elas necessitam para crescer fortes e saudáveis. Eles acompanham todo o processo de crescimento da planta e conhecem as diferenças entre as espécies do mesmo alimento. Por fim, colhem os vegetais e experimentam as hortaliças na própria escola com receitas elaboradas pelas professoras e funcionárias.
Nesta primeira etapa foram semeadas variedades de alfaces (lisa, roxa, americana, crespa) e também rabanetes, cenouras, salsinha e manjericão. Para o segundo semestre, além dos vegetais já cultivados, serão introduzidos o plantio do almeirão, couve verde, chicória, rúcula, beterraba e cebolinha.
Bosque do Saber
A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, além de contribuir com o projeto Horta na Escola, também possui uma horta orgânica e um canteiro com plantas medicinais e Pancs (plantas alimentícias não convencionais). Aborda o tema plantio, desenvolvimento das plantas, compostagem e alimentação saudável por meio do Projeto Semeando, que atende aos alunos da Etapa II da Rede Municipal de Ensino.
Histórico
No ano de 2018, foi iniciado o projeto Horta Educativa, por meio de uma parceria da Secretaria de Educação com o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. Na ação, duas escolas de período integral da Rede Municipal de Ensino participaram da parceria, recebendo materiais pedagógicos e insumos do Funssol do Estado de São Paulo. A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber foi responsável por supervisionar o andamento do projeto, bem como promover parcerias que pudessem enriquecer ainda mais o trabalho nas escolas. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente colaborou com a construção de canteiros e doação da terra preparada com composto orgânico.
Como o projeto foi bem sucedido, em 2019 a Prefeitura remodelou a ação, que foi denominada Horta na Escola.