Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba inaugura Estação Cidadania

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito das fotos: Eliandro Figueira.

Aconteceu no último sábado (8) a inauguração oficial da Estação Cidadania, local que visa integrar em um só espaço físico atividades e a prática de esportes voltados ao alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O evento contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Gasparini Terra, além de diversas autoridades federais, estaduais e municipais. A quadra poliesportiva do projeto, inicialmente denominado de CIE – Centro de Iniciação ao Esporte, foi construída nas dependências do Centro Esportivo do Trabalhador. A obra recebeu investimentos de um pouco mais de R$3 milhões provenientes de convênio firmado pela Prefeitura com o Governo Federal.

A proposta é integrar em um só espaço físico atividades e a prática de esportes voltados ao alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. Em Indaiatuba, a Secretaria de Esportes implantará aulas do Esporte Cidadão, com 180 atendimentos para crianças e adolescentes na modalidade futsal; da Juventude Esportiva, com 80 atendimentos para jovens na modalidade futsal; 60 atendimentos de Alto Rendimento para atletas de voleibol masculino e feminino; 450 atendimentos de Preparação Física e mais 450 para Fisioterapia voltado a atletas que disputam campeonatos externos, principalmente Jogos Regionais e Abertos e 120 atendimentos de musculação para atender a demanda do departamento de Lazer, totalizando 1.340 atendimentos.

O projeto tem área construída de 1.720m² com quadra em piso sintético flexível e arquibancada para 177 lugares, incluindo área destinada a cadeirantes. A Estação Cidadania também conta com sanitários e vestiários masculinos, femininos e acessíveis, copa, administração, sala para professores e técnicos, depósito, ambulatório, academia no pavimento superior e elevador.

A quadra de Indaiatuba está na lista dos primeiros projetos aprovados pelo Ministério do Esporte no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Pelo convênio firmado com o Governo Federal, os projetos de arquitetura e engenharia da quadra foram fornecidos pelo Ministério do Esporte aos municípios que tinham disponibilidade de terreno em localização, condições de acesso e características adequadas para a implantação. Além disso, os municípios tiveram que assumir o compromisso de gestão, funcionamento e manutenção do equipamento e dar continuidade às atividades relacionadas ao desenvolvimento das modalidades esportivas do esporte de alto rendimento.

Diante das mudanças de comando que ocorreram no Governo Federal nos últimos anos, a Administração Municipal teve alguns problemas com o repasse da verba, o que atrasou bastante a conclusão da obra, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura.