Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba passa a integrar Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

Indaiatuba passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, concedido pelo Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo. O reconhecimento foi atribuído ao município por conta do Circuito das Frutas, do qual, além de Indaiatuba, também fazem parte as cidades de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pelo Ministério do Turismo e incluídas entre os destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. O Circuito das Frutas foi criado em 2002 com o intuito de integrar os municípios da região que têm em comum a grande produção de frutas, entre elas uva, caqui, figo, goiaba, morango, acerola, pêssego. Outro objetivo é fortalecer o turismo rural entre as cidades.

De acordo com o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Indaiatuba é a terceira cidade do Estado de São Paulo na produção de uva de mesa, com 5.328,060 toneladas, sexta do Estado na produção de goiaba, com 5.538,850 toneladas, e sétima na produção de acerola, com 230.500 toneladas.

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam cumprir alguns requisitos, como possuir e apresentar legislação comprovando a existência do órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo (secretaria, setor ou departamento, entre outros), destinar dotação para o turismo na lei orçamentária atual e possuir Conselho Municipal de Turismo ativo, entre outros.