Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba realiza mutirão da dengue no dia 5

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI.

Foto: Deuzeni Ceppolini – SCS/PMI.

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, informa que não houve mutirão no Jardim Califórnia no sábado, dia 27, devido à ocorrência de chuvas no período da manhã. O mutirão foi remarcado para o sábado, dia 5, das 8h30 às 12 h.

A vistoria casa a casa já foi realizada pelos agentes do polo do Programa Saúde da Família do em parte do Jardim Califórnia. A ação do mutirão visa retirar das residências e ruas do bairro, objetos que podem acumular água de chuvas e também orientar a população sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Dengue, a Febre Chicungunya e o Zika Vírus – a última doença é suspeita de provocar a microcefalia em bebês.

Segundo o assessor do programa de controle da Dengue Ulisses Bernardinetti, a área foi escolhida, pois na última pesquisa da densidade larvária, o índice estava alto na região do Califórnia e com casos suspeitos da doença.

O evento terá apoio da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente e da Defesa Civil. Os agentes se encontrarão na UBS, na Rua Basílio Martins, 16, às 8h30 e percorrerão cerca de 15 ruas. Trabalharão na ação cerca de 40 pessoas.

Trabalho voluntário

O mutirão contará com o trabalho voluntário do fotógrafo da Prefeitura, Eliandro Figueira, que gravará imagens da região com o seu drone. O aparelho pode acessar e fazer imagens de locais em que os agentes não conseguem ver ou que não é permitida a entrada pelos moradores. O drone consegue detectar caixas de água descobertas, lajes com água parada, quintais com lixo e com possíveis criadouros. Após as gravações, o material será analisado será cedido para Secretaria de Saúde tomar as providências.

O programa de controle desenvolve uma grande variedade de atividades educativas no município e todos os agentes trabalham uniformizados e com identificação.

Indaiatuba registrou em 2016, cinco casos dengue, cinco importados residentes e 94 aguardam resultado.