A Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba retomará as aulas presenciais a partir do dia 2 de agosto. A data vale para os alunos do Maternal I e II, Etapas I e II, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O retorno presencial não é obrigatório e receberá 50% dos alunos por semana. As aulas on-line serão mantidas para as crianças que não optaram pela volta presencial e para alunos do grupo de risco. As atividades pedagógicas continuam sendo obrigatórias para todos os alunos.
O anuncio foi realizado por meio de uma transmissão ao vivo realizada na noite da terça-feira (27) pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB), quando o chefe do executivo declarou que a medida foi tomada pelas Secretarias de Educação e Saúde de forma tranquila, responsável e pensando nos alunos e nos profissionais. “Precisamos voltar para o caminho da educação. À medida que a vacinação for ampliando e o comitê de saúde e educação e o Governo do Estado liberarem, vamos ampliando a quantidade de alunos no ensino presencial. A educação é a base de tudo, ela transforma uma cidade, em estado e um país. Uma criança sem educação não tem futuro”, afirmou Gaspar.
No mês de julho, a Secretaria de Educação realizou uma consulta junto aos responsáveis para optarem ou não pelo retorno presencial dos filhos para o mês de agosto. A partir do dia 13 de setembro será elaborada e enviada aos responsáveis uma nova pesquisa seguindo as determinações do Plano SP para consulta quanto ao retorno presencial dos alunos.
As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes ao retorno presencial, aulas on-line e atividades pedagógicas serão repassadas por este canal de comunicação. Dúvidas podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou na Secretaria de Educação, pelo telefone 3801-9191.
O secretário de Educação Heleno Luiz da Silva Junior reforçou a satisfação em falar do retorno às aulas presenciais. “Hoje é um dia muito feliz, pois trago uma notícia muito esperada por todos, que é o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal. Em julho realizamos uma pesquisa junto aos responsáveis pelos alunos. O resultado foi que 73% dos alunos desejam voltar para o ensino presencial. Isso faz nosso otimismo crescer num momento tão difícil, e tenho certeza que juntos vamos vencer esse desafio”, argumentou o secretário.
AULA PRESENCIAL
Maternal I e II | Para estes alunos, o retorno presencial será de segunda a sexta-feira, sendo que as crianças do Maternal I frequentarão as aulas no período da tarde e os do Maternal II irão no período da manhã.
Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA | Para os pais que optaram pelo retorno presencial dos seus filhos, a Secretaria Municipal de Educação vai trabalhar com 50% da capacidade física das salas de aula e distanciamento de mínimo de um metro. Para atender estes alunos, a frequência presencial será alternada por grupo, sendo uma semana de aula presencial e outra com atividades para fazer em casa. As oficinas que são ofertadas nas escolas de período integral acontecerão também de forma presencial e serão ministradas de forma alternada com a semana de aula regular.
Aula remota | As aulas remotas serão oferecidas para os alunos da Pré-Escola e Ensino Fundamental cujos pais não optaram pelo retorno presencial. Estes alunos contarão uma hora de aula on-line por dia, mais as atividades pedagógicas. Nas aulas on-line, o professor e os alunos estarão conectados simultaneamente, no mesmo horário e na mesma sala virtual, e podem interagir uns com os outros durante a transmissão ao vivo. O horário e link em que a aula estarão disponíveis para o aluno serão informados pelo contato registrado na escola.
As atividades pedagógicas devem ser retiradas e devolvidas na unidade escolar ou realizadas pelo aplicativo ‘classroom’.
Atividades pedagógicas | Para os alunos que não retornarão presencialmente e não poderão acompanhar as aulas on-line, será mantido o ensino com as atividades impressas, que devem ser retiradas e devolvidas para correção na unidade escolar em que a criança está matriculada.
Protocolo de biossegurança | As escolas municipais seguirão um rigoroso protocolo de biossegurança aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Educação, de acordo com as deliberações do Plano SP. O atendimento específico aos profissionais de educação por meio do Minha Saúde Covid-19 será retomado no dia 2 de agosto.
As unidades escolares irão aferir a temperatura de todos que entram na escola. O uso de máscara e garrafa individual de água é obrigatório. A alimentação das crianças será servida embalada individualmente. As carteiras estão com distanciamento de segurança e foi instalado dispenser de álcool em gel na entrada da unidade escolar e em todas as salas de aula. A limpeza das áreas comuns acontecerá várias vezes ao dia.
Alunos com qualquer sintoma gripal não ir à aula presencial e a unidade escolar deve ser comunicada. Conforme a Lei Municipal nº 7.122/19, todas as crianças matriculadas nas escolas municipais devem estar com a carteirinha de vacinação atualizada.
A Secretaria de Saúde informa que está acontecendo a vacinação do HPV para faixa etária entre 9 e 14 anos em todas unidades de saúde do município.
Para o retorno seguro, é necessário o cumprimento rigoroso dos protocolos de biossegurança por todos os presentes no ambiente escolar.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMI)