Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Istituto Europeo di Design São Paulo ganha quatro novos cursos de extensão

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Henrique Thoms.

Desenhados para estudantes e profissionais que queiram se atualizar ou aprofundar conhecimentos em temas específicos, os cursos de extensão do Istituto Europeo di Design, em São Paulo, tratam de pautas atuais que dialogam com as últimas tendências da sociedade e do mercado, do produto ao serviço, do design aos negócios. Junto às outras sete opções em extensão oferecidas pelo instituto, passam a ser oferecidos os cursos Marketing Digital: do planejamento à execução, Food Design: Food Service Experience, Automotive Design: Sketchingthe Future e Fotografia e Linguagem Digital.

NOVOS CURSOS

Marketing Digital: do planejamento à execução – Sob a coordenação de Fernando Souza, especialista em comunicação e mídias digitais, consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais e atuante no mercado digital há mais de 15 anos, o curso oferece um panorama completo do marketing digital, apontando o que é, para que serve, números, estatísticas, cases e seu impacto no mercado atual, em que a presença digital se torna imprescindível para uma estratégia de sucesso. Focado em negócios, o curso se aplica a estudantes e profissionais, empreendedores ou atuantes em pequenas, médias ou grandes empresas que possuam algum ou nenhum conhecimento sobre o mercado digital, mas que estejam dispostos a utilizar as plataformas digitais – redes sociais, site, mídia – como meios para criar um branding e posicionamento digitais fortes e ativos.

Além do conteúdo teórico, os alunos têm acesso ao ferramental do marketing digital em aulas práticas, aplicando o conhecimento adquirido e estruturando um plano de marketing em todas as suas fases, desde a criação de conteúdo, o cronograma e investimento até a gestão de canais e o acompanhamento de resultados.

Com o diferencial de unir todas as pontas do marketing digital, o IED apresenta, em um curso único, um conteúdo completo que instiga no aluno um olhar holístico sobre o mercado, onde é capaz de aplicar as ferramentas do marketing para catalisar vendas e negócios e conduzir seu próprio empreendimento nos canais digitais.

Início em 19 de outubro de 2019.

Food Design: Food Service Experience – O curso é parada essencial para profissionais da gastronomia, do segmento de hospitalidade e food service ou aqueles que desejam atuar no setor de alimentação conectando seus saberes ao universo do food design de forma pioneira e inovadora. Coordenado por Wagner Lúcio, designer de serviços com ampla pesquisa em food design e inovação, o curso se desenvolve sobre o amplo segmento da alimentação fora do lar, em que o alimentar, na sociedade atual, excede sua função de nutrição e adquire o contorno de experiência, sem a qual se torna inviável a criação de serviços gastronômicos de destaque.

Nesse contexto em que o produto cede lugar ao serviço, o alimento e o ato de se alimentar reúnem elementos essenciais para a construção dessa experiência, como ambiente, serviço, embalagem, sensações e percepções e a estruturação do food service experience surge como estratégia e próximo passo.

Abordando temáticas como design estratégico, service thinking, branding e design sensorial, tendências, comportamento de consumo e biomimética, os alunos desenvolvem habilidades para construir jornadas e moldar negócios gastronômicos segundo as mudanças do mercado, a fim de melhorar a relação do consumidor com o alimento por meio de food techs e plataformas food, vivências imersivas e atividades práticas para a criação e gestão de experiências gastronômicas a partir da abordagem do design.

Início em 21 de setembro de 2019.

Automotive Design: Sketching the Future – Passando pela história e evolução e pelo conceito e consumo do universo automotivo, o curso inicia com um novo panorama do setor, em que novas tecnologias de propulsão, de condução e sustentabilidade geram novos desafios e demandas que transformarão as plataformas mecânicas clássicas dos últimos 110 anos.

O curso é coordenado por Carlos Toya, engenheiro mecânico com especialização em design e marketing, pós-graduação em vendas, dono de um extenso currículo de mais de 40 anos de experiência e nome por trás da Toya, que, em 1974, surgiu como empresa voltada para o desenvolvimento de produtos em material composto para motocicletas e automóveis e, ao lado dos designers Leandro Trovati e Fernando Pastre, conduz os alunos por uma vivência prática com o desafio de “desenhar o futuro”.

Profissionais do design automotivo e que desejam adquirir ou atualizar habilidades para materializar ideias em uma profissão competitiva e altamente requisitada são munidos de técnicas sólidas de sketch automotivo e ilustração digital para que sejam capazes de interpretar os anseios da sociedade atual e traduzi-los em automóveis que dialoguem com a individualidade, o estilo de vida, status e valores de seu consumidor, assumindo o automóvel mais do que como um meio de transporte que proporciona mobilidade e liberdade.

Durante o curso, os alunos serão instigados a projetar produtos diferenciados a partir do design, a fim de que estejam prontos para competir no mercado e responder ao alto padrão de qualidade requisitado pelas principais montadoras ou empreender em seu próprio negócio.

Início em 21 de setembro de 2019.

Fotografia e Linguagem Digital – Em um mundo digital marcado pela popularização de aparelhos capazes de produzir, editar, apagar e compartilhar fotografias em tempo real, o ato de fotografar também se popularizou, deixando o âmbito estritamente profissional e artístico para integrar o dia a dia de todos em posse de uma câmera em seus mais variados formatos.

Nesse sentido, o curso de Fotografia e Linguagem Digital torna-se interessante para fotógrafos profissionais e amadores, videomakers, blogueiros, youtubers, influenciadores, designers, publicitários, empreendedores e profissionais de diversas áreas que queiram compreender e participar do processo de criação de uma imagem fotográfica, sobretudo no ambiente digital e em suas plataformas.

Começando com um panorama histórico da fotografia a fim de entender sua trajetória até hoje, o curso abrange técnicas, enquadramento, iluminação, composição e linguagem, storytelling, conteúdo, produção e pós-produção e desenvolvimento de portfólio em aulas que encorajam a prática dentro e fora de sala de aula, além da reflexão sobre o futuro da fotografia.

Bruno Candiotto é o fotógrafo com vinte anos de experiência que coordena a extensão, convidando os alunos, de maneira prática, provocativa e divertida, a dirigir fotografia e arte, produzir e publicar conteúdo constantemente por meio de diferentes aparelhos e temáticas que os farão explorar uma vasta gama de possibilidades, desenvolvendo seu olhar, sua crítica e linguagem fotográfica de maneira profissional de acordo com seus objetivos e de seus projetos.

Início em 10 de setembro de 2019.

Sobre o IED

O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico. Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da academia, o Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento de seu fundador Francesco Morelli: “saber e saber fazer”.

Possui sedes na Itália, em Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha, em Madri e Barcelona e, no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

Serviço:

IED (Istituto Europeo di Design)

Rua Maranhão, 617, Higienópolis, São Paulo/SP

www.ied.edu.br/sao_paulo.