A segunda fase nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo será disputada no próximo final de semana, entre os dias 10 e 11 de agosto, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Na oportunidade, a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) estará representada por oito atletas na competição, todos beneficiários do projeto CTEPCR: Atletismo Fase I, que é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Recentemente convocados para compor a maior delegação brasileira em Jogos Parapan-americanos, Davi Wilker, Jair Porfírio e Verônica Hipólito estarão na competição. Pensando em validar sua meta pessoal, Jair vai usar a segunda etapa como parte da preparação para o compromisso em Lima, no Peru. “Estou muito feliz e realizado por poder representar meu país nesse que é o primeiro Parapan da minha carreira. Vou para a segunda etapa bastante motivado e ciente da importância desse trabalho para a sequência de competições”, comenta o atleta.
Alan Fonteles, Cleiton Lopes, Larissa Oliveira, Luã Mancera e Paulo Machado também vão competir e têm boas expectativas em suas provas. “Já estamos em um momento de reta final de temporada e, para muitos atletas, essa é a principal competição do ano. Estamos com uma equipe muito boa em 2019 e alguns dos nossos atletas estão no topo dos rankings de suas categorias, como é o caso do Luã, recordista brasileiro nos 1500 e 5000 e que tem perspectiva de melhora nas duas provas”, comenta Sinval Oliveira, técnico da APC na modalidade.
O treinador salienta ainda os potenciais de medalha para Cleiton que foi recentemente reclassificado para a T11 e nesta etapa participa da prova dos 1500 m: “Acredito que ele também vai chegar bem, baixando a marca atual e se colocando entre os primeiros do ranking da sua nova categoria, que é bastante forte”. Larissa, que na primeira etapa saltou 5,09 m e passou a ser a nova recordista da prova, é outra atleta com boas chances na competição. “Ela tem ainda duas competições relevantes neste ano, para as quais estamos trabalhando com foco na conquista de um índice para o Mundial de Berlim”, conclui Sinval.
Todos os atletas que irão a São Paulo representar a entidade campineira fazem parte do projeto Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I, patrocinado pelas empresas 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, Buckman, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Circuito Brasil Loterias Caixa é o evento nacional mais importante para as modalidades de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, seu objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades.
Sobre a APC
A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas que busca, por meio do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência fundamentado em atendimentos direcionados, realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.