Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Oito atletas da APC disputam 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo no próximo fim de semana

Campinas, por Kleber Patricio

Luã Mancera na linha de frente da prova na Fase Regional. Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX.

A segunda fase nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo será disputada no próximo final de semana, entre os dias 10 e 11 de agosto, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Na oportunidade, a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) estará representada por oito atletas na competição, todos beneficiários do projeto CTEPCR: Atletismo Fase I, que é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Recentemente convocados para compor a maior delegação brasileira em Jogos Parapan-americanos, Davi Wilker, Jair Porfírio e Verônica Hipólito estarão na competição. Pensando em validar sua meta pessoal, Jair vai usar a segunda etapa como parte da preparação para o compromisso em Lima, no Peru. “Estou muito feliz e realizado por poder representar meu país nesse que é o primeiro Parapan da minha carreira. Vou para a segunda etapa bastante motivado e ciente da importância desse trabalho para a sequência de competições”, comenta o atleta.

Alan Fonteles, Cleiton Lopes, Larissa Oliveira, Luã Mancera e Paulo Machado também vão competir e têm boas expectativas em suas provas. “Já estamos em um momento de reta final de temporada e, para muitos atletas, essa é a principal competição do ano. Estamos com uma equipe muito boa em 2019 e alguns dos nossos atletas estão no topo dos rankings de suas categorias, como é o caso do Luã, recordista brasileiro nos 1500 e 5000 e que tem perspectiva de melhora nas duas provas”, comenta Sinval Oliveira, técnico da APC na modalidade.

O treinador salienta ainda os potenciais de medalha para Cleiton que foi recentemente reclassificado para a T11 e nesta etapa participa da prova dos 1500 m: “Acredito que ele também vai chegar bem, baixando a marca atual e se colocando entre os primeiros do ranking da sua nova categoria, que é bastante forte”. Larissa, que na primeira etapa saltou 5,09 m e passou a ser a nova recordista da prova, é outra atleta com boas chances na competição. “Ela tem ainda duas competições relevantes neste ano, para as quais estamos trabalhando com foco na conquista de um índice para o Mundial de Berlim”, conclui Sinval.

Todos os atletas que irão a São Paulo representar a entidade campineira fazem parte do projeto Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I, patrocinado pelas empresas 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, Buckman, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal.

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Circuito Brasil Loterias Caixa é o evento nacional mais importante para as modalidades de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, seu objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades.

Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas que busca, por meio do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência fundamentado em atendimentos direcionados, realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.