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Prefeitura coordena ação para limpeza de fios inutilizados nos postes da rede pública

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Trabalho envolve a CPFL Piratininga e operadoras de serviços de telecomunicações. Fotos: divulgação.

O trabalho de substituição de rede primárias de energia do município, executado pela CPFL- Piratininga e a reestruturação e limpeza da rede de fios nos postes continua. A organização e retirada da fiação excedente, que não atende às novas normas da ANEEL, inoperante ou substituída por tecnologia superior, está ocorrendo nos trechos previamente acordados com a Administração Municipal.

O serviço foi solicitado com a proposta de fazer a retirada de fios e cabos caídos, dependurados ou amontoados nos postes de ruas da cidade e que, em alguns casos, acabam gerando riscos de acidentes envolvendo pedestres, automóveis, motos e até transporte público. A Secretaria de Obras e Vias Públicas está coordenando a ação, que foi iniciada em setembro deste ano.

Como os postes pertencem à CPFL, a empresa ficou responsável por dar encaminhamento ao plano de trabalho proposto pela Prefeitura às empresas envolvidas; entre elas a Vivo/Telefônica e a Claro, com o planejamento de metas e cronogramas para execução dos serviços. Para orientar a limpeza, foi estabelecida uma divisão por setores e prioridades definidas pela Secretaria de Obras em conjunto com a CPFL- Piratininga e com as concessionarias usuárias dos postes.

O primeiro setor inclui cinco quadrantes formados por bairros da região Central, onde estão concentrados lojas e escritórios, e das regiões da Cidade Nova e Jardim Pau Preto. É neste setor que os trabalhos estão concentrados desde setembro.

No segundo setor estão sete quadrantes com bairros das regiões do Jardim Itamaracá, Jardim América e Parque São Lourenço.

Para completar, o terceiro setor inclui seis bairros nas regiões da Cecap, Jardim Morada do Sol, Califórnia e Jardim do Valle.

Toda a operação está sendo conduzida em comum acordo entre as partes e com a participação voluntária das empresas. Essas ações envolvem um grande volume de serviços e interações operacionais com todos os envolvidos, seja na prestação de serviço direta nos postes, como também seus usuários e munícipes em geral.