A Prefeitura de Indaiatuba iniciou a obra de requalificação da Alameda Coronel Antônio Estanislau do Amaral, em Itaici. A via, de 2,1 quilômetros, ganhará quatro faixas de rolamento em toda a sua extensão. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito no local e também oferecer mais segurança e acessibilidade aos usuários da via. O investimento é de R$8 milhões e o prazo contratual para a conclusão dos serviços será de 18 meses.
Pelo projeto da Secretaria de Obras e Vias Públicas, as intervenções já começam na altura da rodovia SP-75 e se estendem até o trecho inicial da rodovia José Boldrini, na altura da portaria do condomínio Colinas do Mosteiro de Itaici, que foi duplicado em 2013. Um canteiro central dividirá as duas faixas no sentido centro-bairro e duas no sentido bairro-centro.
No total, a obra envolverá 27 mil m² de asfalto novo e de recapeamento, 4 mil metros lineares de calçadas e mais um quilômetro de novas galerias de águas pluviais. Esse reforço do sistema de drenagem foi projetado para resolver um problema de acúmulo de água em alguns pontos da pista.
A duplicação também envolverá a construção de uma nova ponte de concreto sobre o rio Jundiaí, ao lado da ponte já existente, que abrigará duas faixas de rolamento no sentido centro-bairro, com um leito carroçável de 55 metros de extensão e oito metros de largura. A ponte metálica que existe no local vai ser retirada e realocada em outro ponto da cidade.
Entre as novidades, está um novo sistema semafórico, que será instalado nas proximidades da Rua Suíça. O semáforo que já funciona na confluência com a Avenida Ezequiel Mantoanelli será remodelado com novas faixas de conversão. Para garantir mais segurança aos pedestres, serão instaladas travessias elevadas em quatro pontos da alameda e as calçadas foram projetadas seguindo todas as normas de acessibilidade.
A Estanislau do Amaral também receberá 68 pontos de iluminação de LED e o projeto de requalificação ainda inclui a revitalização da parte elétrica em toda a extensão da via. Isso inclui a realocação dos postes da rede primária de energia, eliminando a poluição visual acarretada pelo excesso de fiação.
Os trabalhos começaram pela confecção da ponte, que inicialmente é feito nas instalações da empresa contratada para o serviço, e pela preparação do solo nos pontos que receberão o novo sistema de drenagem.