Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prêmio Band Cidades Excelentes coloca Indaiatuba novamente como Melhor Cidade do Brasil

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Etapa nacional da edição de 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu em Brasília, na noite desta quarta-feira (30). Foto: divulgação.

Indaiatuba conquistou o bicampeonato como a Melhor Cidade do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes. A premiação é resultado da melhor média dos cinco pilares de gestão pública analisados pelo Instituto Áquila, que desenvolveu o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA). Considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, Indaiatuba também ficou com a primeira colocação no quesito Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. A etapa nacional da edição de 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu em Brasília, na noite desta quarta-feira (30).

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, destacou a importância do trabalho de toda uma equipe focada em proporcionar o melhor para a cidade. “Participamos do Prêmio Band Cidades Excelentes em Brasília e Indaiatuba foi a grande vencedora mais uma vez. Nossa cidade ganhou como a melhor do país disputando com duas importantes capitais: Curitiba e Belo Horizonte. Também ficamos em primeiro na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Tudo isso se deve ao trabalho de nossa equipe, que não mede esforços para entregar sempre o melhor serviço aos indaiatubanos. Com comprometimento e planejamento de toda gestão, focamos em ações integradas para atender às demandas sem perder a qualidade de vida”.

No início de novembro, na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, Indaiatuba já havia conquistado a primeira colocação em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e foi destaque em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir dos quesitos Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

(Fonte: RIC/Prefeitura de Indaiatuba)