A presidente do Centro Infantil Boldrini, Dra. Silvia Brandalise, é uma das convidadas da edição de 2019 do evento Pint of Science, que será realizado no próximo dia 20 de maio no Bar Lado B, em Barão Geraldo, em Campinas. O objetivo do evento é tirar pesquisadores e estudiosos das universidades para tratar diretamente com a comunidade de assuntos de seu interesse, compartilhando suas descobertas em pubs, bares ou cafés locais. Nesta edição, que tem como tema Ciências x Desinformação, Dra. Silvia falará sobre os perigos dos medicamentos desprovidos do Certificado da Eficácia e Segurança fornecidos pela ciência.
A presidente do Boldrini, hospital que é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer ou doenças no sangue, convidará os participantes a uma importante reflexão tratando do uso de medicamentos sem eficácia e sem segurança comprovadas que acabam ameaçando a vida de portadores de câncer. Para exemplificar, podemos citar o caso de quando o Brasil usou a fosfoetanolamina sem nenhuma evidência científica para tratar pacientes com câncer. Em estudos clínicos controlados, nenhum tipo de câncer respondeu ao tratamento.
Exemplo semelhante ocorreu com a Leuginase para tratar a leucemia linfoide aguda da criança. O medicamente tinha baixíssima biodisponibilidade em animais de experimentação, assim como em crianças tratadas no Hospital das Clinicas de Porto Alegre. Em consequência ao uso deste medicamento sem eficácia desejada, estima-se que 80% das crianças com leucemia que receberam o medicamento Leuginase tenham falecido da doença. As estimativas mostram ainda que de 70 a 80% das crianças com leucemia tratadas com a Leuginase recairão da doença, com grave risco de vida. O debate trará perguntas importantes, como: de quem é a responsabilidade por esse uso e qual o papel das universidades na questão.
Esta será uma grande oportunidade para os campineiros descobrirem quais as descobertas e desafio por trás das pesquisas científicas. O evento, que vai das 19 às 21h30, terá ainda as palestras Políticas públicas baseadas em evidências e Só a ciência salva. Da vergonha. Não é necessário fazer inscrição e o participante paga apenas o que consumir no estabelecimento. Os palestrantes participam de forma voluntária do evento.
Sobre o Pint of Science
Originalmente criado por pesquisadores em Londres, em 2012, o Pint of Science chegou ao Brasil em 2015, na cidade de São Carlos. Ao longo dos anos, se espalhou por outras cidades do país e neste ano serão 87 cidades envolvidas com diferentes temas entre os dias 20 e 22 de maio. Nos 24 países em que existe, os coordenadores e cientistas participantes do festival não recebem remuneração – a ideia é compartilhar e debater o conhecimento de forma voluntária – e os bares e restaurantes que cedem seu espaço não cobram entrada. O público paga apenas o que consumir. A organização do evento é em Campinas é da Unicamp, Numinalab e Labjor.
Sobre o Centro Infantil Boldrini
O Centro Infantil Boldrini é o maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 40 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (70%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o hospital reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças – www.boldrini.org.br.
Serviço – Palestra Os perigos dos medicamentos desprovidos do Certificado de Eficácia e Segurança fornecidos pelos Estudos Clínicos Científicos” – Dra. Silvia Brandalise
Data: 20 de maio (segunda-feira)
Horário: das 19 às 21h30
Local: Bar Lado B (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 – Barão Geraldo – Campinas)
Entrada: sem cobrança de entrada, apenas será cobrado o que for consumido. Não há necessidade de inscrição.