A Guarda Civil de Indaiatuba, em conjunto com a Polícia Militar, iniciou em novembro de 2019 o Projeto Comércio Seguro. O programa é realizado nos moldes do já conhecido Vizinhança Solidária, que conta com 66 células cadastradas no município e reduziu os índices de criminalidade onde foi implementado.
O projeto visa à aproximação das forças de segurança com os comerciantes, bem como formar uma união entre os proprietários para que conheçam as rotinas dos estabelecimentos vizinhos com o intuito de melhorar a prevenção primária do combate à criminalidade.
Os comerciantes do Boulevard da Cecap foram os primeiros participantes a integrar o projeto. Na terça-feira passada (7), a área comercial da Rua Angelino Rossi, antiga Rua 80, do Jardim Morada do Sol, foi a segunda célula implementada. A João Martini e Ário Barnabé serão as próximas regiões. “A iniciativa nasceu dos bons resultados que o Projeto Vizinhança Solidária vem apresentando. Ampliar para as regiões comerciais foi um desafio que começou no final do ano passado no Boulevard da Cecap. Com os resultados positivos, resolvemos ampliar o Comércio Seguro na antiga Rua 80. Reforçamos que a união das forças policiais com a comunidade é o melhor caminho para redução das taxas de criminalidade”, comenta o secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima.
Como funciona
Cada célula de área comercial conta com um grupo de WhatsApp para troca de informações sobre segurança e representantes da Guarda Civil de da Polícia Militar auxiliam os participantes no que for preciso.
Como participar
Para implementar o Projeto Comércio Seguro, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Segurança pelo telefone (19) 3834-9104 ou enviar mensagem para o Whatsapp (19) 9 8382-1111.