Retirar as crianças de espaços fechados e desenvolver atividades lúdicas e recreativas em meio à natureza é a proposta da primeira edição do programa Eco Férias, organizado pelo Vila Educa, localizado no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. As atividades acontecerão no período de 15 a 19 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e são voltadas para crianças com idade de 5 a 13 anos, divididas em três faixas etárias.
Ao longo de toda a semana, as crianças terão a oportunidade de brincar, participar de oficinas pedagógicas, recreativas e atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, interagir e conhecer as riquezas da fauna e da flora da Área de Proteção Ambiental (APA) do distrito, onde está instalado o Vila Educa. Em uma das diversas atividades programadas, as crianças terão a chance de ter uma aula de culinária com Ricardo Barreira, chef do Restaurante Vila Paraíso e da Padoca do Vila, tudo sob a supervisão e acompanhamento dos educadores ambientais e recreadores envolvidos no projeto.
As atividades transcorrerão ao longo de todo o dia. No pacote, estão inclusas quatro refeições, bem como café da manhã colonial, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Além disso, conta também com transporte, que sairá de dois pontos de Campinas: Padoca do Vila Taquaral e Distrito de Sousas, para maior comodidade dos pais que trabalham. Segundo Paula Arnoldi, bióloga responsável pelo projeto Vila Educa, a proposta da Eco Férias é transformar o tempo ocioso das crianças em memórias construtivas e ser uma experiência tocante e educativa por meio de brincadeiras lúdicas e socializações decorrentes da ampla programação.
As informações poderão ser obtidas através do telefone (19) 3298-6913 ou pelo e-mail vilaeduca@restaurantevilaparaiso.com.br.
Sobre o Vila Educa
O Vila Educa, lançado neste ano, desenvolve suas atividades dentro de uma área de 300 mil m² localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Sua proposta contempla um programa de educação ambiental voltado para crianças, através do Estudo do Meio. O Vila Educa foi integralmente desenvolvido com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e BNCC, orientando questões de ordem científica e sociais que, por sua vez, visam o Estudo do Meio de Ciências Naturais e Educação Ambiental através de visitas monitoradas.
O projeto tem por objetivo a compatibilização e vivência dos conceitos estudados em sala de aula pertencentes à disciplina de ciências naturais, bem como sua transversalidade em educação ambiental, colaborando no desenvolvimento da criticidade de cidadãos mais conscientes. “Em função da pluralidade conceitual que o projeto apresenta, o Vila Educa possui flexibilidade e autonomia para ser aplicado a todos os anos letivos e grupos de pessoas interessadas nas ações pedagógicas e reflexivas proporcionadas por meio das obras educacionais”, explica Paula Arnoldi, bióloga responsável pelo projeto.