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Rede Municipal de Indaiatuba implanta Robótica Educacional para alunos do Ensino Fundamental

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Leonardo Cruz.

No sábado (11/2) o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e o secretário de Educação, Heleno da Silva Luiz Junior, participaram da aula inaugural de Robótica Educacional que será implantado na Rede Municipal neste ano. O projeto contempla os 13.943 alunos do fundamental I (1º ao 5º ano) e será iniciado no primeiro semestre para as oito unidades escolares de período integral, com 3.039 alunos. Progressivamente as outras 19 unidades, com 10.904 alunos, também serão atendidas até o segundo semestre.

“A educação municipal de Indaiatuba está entre umas das melhores do país e, para seguir com a qualidade que nossas crianças merecem ,estamos implantando uma série de novidades. Ano passado, adquirimos o Sistema SESI de Ensino, projetores digitais, climatizadores, tablets, caixa maker e agora avançamos mais um degrau. A robótica chega para inovar com tecnologia o aprendizado dos alunos”, anunciou Gaspar.

O secretário de Educação explicou que, neste primeiro momento, o projeto integrará as oficinas das escolas de período integral, mas até o meio do ano todos os alunos do 1º ao 5º ano terão as aulas de robótica. “Essa é uma ação muito importante na área de inovação e tecnologia da Rede Municipal de Ensino. Com este trabalho, vamos agregar conhecimento ao conteúdo que já é ministrado às nossas crianças dentro do contexto do currículo escolar, para que eles possam cada vez mais aprender aquilo que tem de melhor”.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e o secretário municipal de Educação, Heleno da Silva Luiz Jr.

A Robótica Educacional será desenvolvida nas escolas e os professores da Rede estão sendo capacitados para trabalhar o conteúdo com os alunos. O programa contempla 36 atividades anuais que serão realizadas semanalmente com duração de aproximadamente 2h30. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Sim Inova Tecnologia Comércio e Serviços, com investimento municipal de mais R$10 milhões.

O programa de robótica educacional da SIM Inova® é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem da LEGO® Education. Conta ainda com a metodologia STEAM (sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker (aprender fazendo).

Os alunos serão divididos em turmas com quatro crianças para desenvolver a atividade proposta com o conteúdo pedagógico para a idade. As equipes trabalharão com o kit tecnológico de inovação, plataforma digital integrada e material paradidático para desenvolver o projeto. Cada aluno fica responsável por uma parte da atividade, sendo elas Líder, Administrador, Construtor e Programador.

A metodologia ativa conta com atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação que são essenciais para enriquecer o aprendizado da nova geração para os desafios do século XXI.

A implantação do aprendizado da robótica na infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação em um mundo cada vez mais tecnológico. A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo, raciocínio lógico, senso criativo, resolução de problemas e trabalho em equipe.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)