O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) e a secretária municipal de Saúde, Graziela Garcia, apresentaram em coletiva de imprensa na terça-feira (4) no Gabinete do Prefeito, o Plano de Ação do município para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19). É importante ressaltar que em Indaiatuba não há nenhum caso suspeito confirmado da doença e no Brasil, até esta quinta-feira (5), são oito casos confirmados e 636 suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde. Outros 378 casos já foram descartados no país por exame laboratorial.
De acordo com o prefeito, a ideia é disseminar informações de como Indaiatuba está traçando o planejamento de ação para o atendimento de possíveis casos e preparando a Rede de Saúde. “Hoje nossa proposta é mostrar o que já estamos fazendo e o que vamos promover daqui para frente em relação ao Coronavírus, pois nossa maior preocupação é a falta de informação; não queremos que a população fique em pânico com o Coronavírus, sabemos que é uma situação nova, mas estamos aqui para mostrar as nossas diretrizes de forma clara e objetiva para que toda população saiba como agir, se for necessário”, afirmou Nilson Gaspar.
A secretária de Saúde explanou sobre ações que já ocorrerão e o planejamento para os próximos dias. “A equipe da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e equipe de Segurança no trabalho do Cerest estão trabalhando no planejamento de enfrentamento ao Coronavírus e hoje queremos expor nossas ações para que todos tenham ao alcance as informações corretas”, comentou Graziela.
Em janeiro, a equipe de saúde participou de videoconferências com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para alinhamento de informações sobre o Covid-19. Em fevereiro, foi feito o acompanhamento dos casos suspeitos no Brasil e intensificação dos protocolos de segurança para os hospitais; levantamento e adequação preventiva dos estoques de insumos; fortalecimento do trabalho com empresas (orientação viajantes e comunicantes); confecção de materiais de orientação – plano de mídias sociais incluiu vídeos de profissionais de Indaiatuba e notificação de caso provável suspeito, mas descartado pela GVE XVII Campinas.
Agora em março, já foram realizadas reuniões com servidores no Paço Municipal, Cultura, Guarda e Parque da Criança e atualização do site da Prefeitura com recomendação sobre instalação do aplicativo do Ministério da Saúde e disponibilização de cartilha sobre prevenção.
Para os próximos dias, está no planejamento da Secretaria de Saúde: reunião com serviço terceirizado limpeza e Vigilância Sanitária (Ciaei); reuniões com servidores do Esporte (Ginásio Municipal); distribuição da cartilha impressa em Unidades de Saúde, Secretaria de Educação, Rede Estadual e Rede Privada, secretarias de Esportes, Cultura e Grupos do Funssol; os CRAS e Rodoviária. Também terão início as orientações para feirantes, Rodoviária, comércio central, Ponto Azul e Boulevard da Cecap. Também serão orientados quanto à prevenção do Coronavírus os grupos de hipertensos, diabéticos, grupos de atividades físicas da Saúde e Projeto 100% Saúde.
A segunda fase do Plano de Ação do município para o enfrentamento contra o novo Coronavírus (Covid-19) inclui orientação às indústrias por meio do Cerest; reunião com empresas de Transporte Público e Vigilância Sanitária; reunião com monitores de creches, gestores e coordenadores da Secretaria de Educação; atualização para médicos no manejo de casos de Coronavírus e treinamento de lavagem de mãos para servidores do Paço Municipal, Guarda Municipal, colaboradores da limpeza e Secretaria de Educação.
Países em monitoramento
Atualmente o Ministério da Saúde ampliou para 27 o número de países que passam a ser monitorados pela pasta por apresentarem transmissão local do coronavírus. Desta forma, as pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias e apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão enquadradas como casos suspeitos de coronavírus.
LISTA DOS PAÍSES MONITORADOS PELO BRASIL – CORONAVÍRUS
- Alemanha *
- Austrália *
- Canadá *
- China *
- Coreia do Norte *
- Coreia do Sul *
- Croácia *
- Dinamarca *
- Emirados Árabes Unidos *
- Espanha *
- Estados Unidos *
- Finlândia *
- França *
- Grécia *
- Holanda*
- Indonésia *
- Irã *
- Itália *
- Japão *
- Malásia *
- Noruega *
- Reino Unido *
- San Marino **
- Singapura *
- Suíça *
- Tailândia *
- Vietnã *
OBS: Além deles, Filipinas e Camboja, que não têm transmissão local, mas estão na região afetada.
*Países com transmissão local, segundo a OMS
**San Marino está em análise pelo Ministério da Saúde.