O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulga calendário de vacinação contra raiva animal para o ano de 2023. A proposta com a ação é facilitar o acesso da população à vacina para cães e gatos por meio de uma equipe volante percorrendo a cidade. Uma vez por mês, a equipe de Zoonoses estará em um bairro diferente, em frente à unidade de saúde, das 9h às 13h. Os trabalhos começam no dia 25 de fevereiro, pelo Jardim Carlos Aldrovandi, Jardim Brasil e Parque Campo Bonito.
Desde 1998, o Estado de São Paulo não registra nenhum caso da doença em cães e gatos. A secretária de Saúde, Graziela Garcia, explicou que a campanha anual de vacinação antirrábica foi suspensa pelo Governo do Estado há alguns anos, justamente por que não haver registros recentes da doença. “Esse é um trabalho que passou a ser de rotina nos municípios e que Indaiatuba desenvolve continuamente. Basta fazer o agendamento por meio do telefone (19) 3816-6666”, reforçou.
No ano passado, Indaiatuba imunizou mais de 1.600 animais contra a raiva. A secretária acrescentou que, independente de campanha, é importante que os tutores de animais mantenham a carteirinha de vacinação de seu pet em dia e que, justamente para incentivar esse cuidado, o município colocou no planejamento deste ano estender o serviço para os bairros. “Queremos aumentar o número de animais atendidos”, justificou.
A recomendação aos tutores dos animais é de que confiram a programação para o seu bairro e não se esqueçam de levar a carteira de vacina do pet. O cão deve ser conduzido em coleira, e o gato, dentro de um saco de tecido.
Mesmo sem registro de casos desde 1998, é importante ressaltar que a raiva é uma doença fatal provocada por vírus que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato e outros e animais por meio da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.
Calendário de Vacinação Antirrábica
25/02 – Jardim Carlos Aldrovandi; Jardim Brasil e Parque Campo Bonito
11/03 – Jardim Camargo Andrade
15/04 – Parque Residencial Indaiá
13/05 – UBS 9, no Centro
17/06 – UBS da Cecap; Jardim Califórnia (UBS 10) e Jardim do Sol
08/07 – Bairro Itaici
12/08 – Jardim João Piolli
16/09 – UBS 4 – Jardim Morada do Sol
21/10 – UBS 7 Jardim Morada do Sol
11/11 – Parque Corola e Jardim das Maritacas.
Obs.: sempre em frente às unidades de saúde, das 9h às 13h.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)