Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Transparência Internacional divulga Índice de Percepção da Corrupção 2019 no dia 23 de janeiro

São Paulo, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Pixabay.

A Transparência Internacional divulgará em 23 de janeiro de 2020 o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2019. Principal indicador do tema no mundo, o IPC oferece uma fotografia anual da percepção de corrupção no setor público em 180 países e territórios.

Os dados serão divulgados simultaneamente a toda a imprensa mundial às 2h01 da madrugada no horário de Brasília (6h01 em Berlim, sede do Secretariado da TI). Neste mesmo dia, a Transparência Internacional – Brasil realizará em São Paulo, às 9h00, evento de lançamento do IPC 2019, no qual discutirá números gerais e dados específicos sobre o desempenho do país no ranking. Haverá ainda debate com especialistas sobre os caminhos possíveis para fazer avançar uma agenda pró-integridade no país, bem como sobre os reflexos do enfrentamento da corrupção na economia e sobre o papel da sociedade civil nessa luta.

LANÇAMENTO IPC 2019

23 de janeiro, quinta-feira, às 9h00*

Local: CIVI-CO | Negócios de Impacto Social

Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros, São Paulo/SP

*Credenciamento e café da manhã iniciam às 8h30.

Programação

– Boas-vindas e credenciamento – 8h30 às 9h30

– Abertura e apresentação dos resultados do IPC – 9h00 às 10h00 (Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional – Brasil / Guilherme France, coordenador de pesquisa da Transparência Internacional – Brasil)

– Painel Efeitos da corrupção e de seu enfrentamento na economia brasileira – 9h30 às 10h40

(Bruno Carazza, professor do Ibmec e da Fundação Dom Cabral / Joana Pereira, representante residente do FMI no Brasil  / Marcelo Muscogliati, subprocurador-geral da República / Venilton Tadini, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base / Raquel Landin – moderação –, comentarista da CNN Brasil)

– Coffee break – 10h40 às 11h00

– Painel A nova fronteira da luta anticorrupção nos estados e municípios

– Mesa 1 – Debate com secretários e controladores estaduais – 11h20 às 12h20 (Aloísio Carvalho, secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará / Edmar Moreira Camata, secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo / Henrique Ziller, controlador-geral do Estado de Goiás / Naiara Czarnobai Augusto, secretária de Governança e Integridade de Santa Catarina / Raul Clei Coccaro Siqueira, controlador-geral do Estado do Paraná / Rodrigo Cesar Silva Moreira, coordenador técnico da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia / Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, controlador-geral do Estado de Minas Gerais / Nicole Verillo –  moderação –, coordenadora da Transparência Internacional Brasil)

– Mesa 2 – Entrevista com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas – 12h20 a 13h00

– Encerramento – 13h00.

Sobre a Transparência Internacional

A Transparência Internacional é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Atua no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades. A presença internacional da TI permite defender iniciativas e legislações contra a corrupção e que governos e empresas efetivamente se submetam a elas. A rede também significa colaboração e inovação, o que propicia condições privilegiadas para o desenvolvimento e teste de novas soluções anticorrupção.