Considerando o avanço da febre amarela desde 2017 e com ocorrência de casos e óbitos, sendo que em 2019 foi confirmado um óbito em Serra Negra, o Estado de São Paulo irá intensificar a vacinação. Indaiatuba participa da ação, que será realizada no sábado (29) em quatro Unidades de Saúde, que ficarão abertas das 8h às 14h exclusivamente para a vacinação da febre amarela em pessoas que não possuem nenhuma dose desta imunização. As Unidades de Saúde que estarão funcionando são PSF Jardim Camargo Andrade, UBS 4 (Jardim Morada do Sol), UBS 10 (Jardim Califórnia) e PSF Parque Corolla.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, de 2009 a 2018 a foram vacinadas contra febre amarela em torno de 167 mil pessoas – uma cobertura de quase 80%. A vacina é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente a todos os Estados. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, respaldada por estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.
Saiba mais
Segundo informações do Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais; no entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.
Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e, também, se você observou mortandade de macacos próxima aos lugares que visitou, assim como picadas de mosquito. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela e a data.
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.