Parece complicado, mas uma deliciosa noite de queijos e vinhos é a solução mais prática para reunir em grande estilo os amigos e a família, sem aquela trabalheira de passar horas na cozinha. O queijo holandês, considerado um dos melhores do mundo, garante variedade de sabores e requinte, assim como os acompanhamentos sob medida – frutas frescas, secas, frios, pães e vinhos de qualidade. No tempo livre que vai sobrar longe das panelas e do fogão, ainda dá para caprichar na decoração.
Alma holandesa: do suave ao picante
Fica até difícil de escolher, mas quatro tipos estão entre os mais apreciados pelos brasileiros e são garantia de sucesso:
Gouda – com sabor suave, levemente acastanhado, tem textura macia e fica incrível se acompanhado por frutas secas.
Edam – apresenta consistência mais endurecida e coloração mais amarelada, com sabor acentuado, até um pouco picante. Para gerar um contraste de sabor, deve ser servido com frutas picadas, como figos e peras, frutas secas e até mesmo geleias.
Leyden – com menor teor de gordura e menos calórico, traz paladar levemente picante e consistência mais endurecida. Geralmente é acrescido de especiarias como o cominho, que lhe conferem um sabor especial.
Maasdam – variedade com consistência firme, embora suave. Apresenta grande olhaduras (buracos) em sua massa e sabor adocicado, lembrando nozes. Combina muito bem com frios como salames e presunto Parma.
“Além de oferecer estes queijos in natura, todos podem compor algumas receitinhas leves para oferecer como entrada ou opção adicional”, diz a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. “Boas dicas são o creme com damascos e o risoto, sempre em porções pequenas, que complementam perfeitamente o cardápio e, se fizer questão de um docinho ao final da noite, opte por mousses e sorvetes, mais suaves”, indica. “É preciso também sempre considerar a quantidade de convidados para o cálculo correto dos produtos, sendo que o recomendado é em torno 150 g de queijo e 150 g de acompanhamentos por pessoa”, completa Renata.
Vinhos, melhor parceria
Combinação perfeita para os queijos holandeses, os vinhos não podem faltar nessa celebração. “Os tintos são especialmente indicados”, aponta o sommelier do Oba Hortifruti, Ricardo de Paula Custódio. “A textura firme do queijo, com um equilíbrio entre doce pela cremosidade e salgado pela maturação, cria um estilo ótimo onde o sabor frutado dos vinhos e seus taninos – aquela sensação seca – se encaixam muito bem, proporcionando uma sensação ótima ao paladar”, finaliza.
Veja algumas receitas:
Ingredientes:
150 g de queijo edam fatiado fino
130 g de damasco seco
½ xícara (chá) de açúcar
120 ml de água
1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de preparo:
Hidrate os damascos por 30 minutos e em seguida bata no processador. Em uma panela, junte o damasco, o açúcar e a água usada para hidratar o damasco. Cozinhe por uns 10 minutos. Adicione o suco de limão e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque fatias do queijo edam em um refratário e cubra com pequenas porções do creme de damascos. Leve ao forno por 5 minutos, apenas para aquecer o queijo.
Ingredientes:
350 g de arroz parboilizado
100 g de queijo gorgonzola em cubos
100 g de queijo provolone em cubos
100 g de queijo leyden em cubos
100 g de queijo parmesão em cubos
200 ml de vinho branco seco
1 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho ralados
1 pitada de curry em pó
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino preta moída na hora
200 ml de caldo de frango
Modo de preparo:
Para o caldo do frango, cozinhe um peito de frango na panela de pressão e separe o caldo. Derreta a manteiga, doure a cebola e o alho. Acrescente o arroz e o vinho. Adicione o caldo de frango, o curry, a noz moscada e a pimenta do reino. Deixe o arroz cozinhar. Quando já estiver cozido, vá acrescentando os queijos picados aos poucos, para que derretam lentamente, formando um creme. Sirva imediatamente.