Durante os seus 25 anos de existência, o Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) se tornou uma referência em Campinas pelo trabalho de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Hoje, em suas quatro unidades, atende diretamente a mais de 500 crianças, adolescentes e jovens e 700 famílias – são moradores do Distrito de Nova Aparecida, região norte da cidade, área que abriga cerca de 70 mil pessoas e que, por estar próxima ao maior complexo penitenciário da América Latina, no entroncamento de três importantes rodovias do Estado de São Paulo, favorece as rotas do tráfico de drogas e a exploração sexual.
O CPTI atua em território de alta vulnerabilidade social e se depara diariamente com situações de baixo desempenho escolar, negligência familiar, trabalho infantil, violência doméstica, falta de acesso às atividades culturais, artísticas e de lazer, consumo e participação no tráfico de drogas e exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Para cumprir com a sua missão, a instituição recebe apoio financeiro e técnico do Poder Público, Fundação FEAC, fundações de empresas, empresas em geral e pessoas físicas.
Eixos de Atuação
Para efetivar sua missão, o CPTI se organiza em quatro grandes eixos de atuação, que são o atendimento e acompanhamento social às famílias, o desenvolvimento de ações, projetos e atividades de informação, formação e convivência, intervenção sociopolítica e ações de sustentabilidade e manutenção da infraestrutura. No atendimento e acompanhamento social às famílias, são realizadas abordagens individuais e coletivas com o objetivo de realizar ações preventivas. Para que essas ações sejam efetivas, o CPTI organiza rodas de conversa, oficinas, projetos de formação e convivência e ações comunitárias, além de estimular a participação institucional de cada grupo ou indivíduo em fóruns ou grupos de trabalho criados na cidade.
Concepção do Trabalho
O CPTI compõe a rede Socioassistencial da Política de Assistência Social do município de Campinas, desenvolve suas ações de acordo com uma legislação específica e se organiza dentro do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Dessa forma, o trabalho realizado em grupos pelo CPTI tem como objetivo central estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. “Nossa instituição é organizada de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária”, destaca a coordenadora Viviane Rodrigues Reis.
Serviços oferecidos
Nas quatro unidades em funcionamento, o CPTI atende cerca de 500 crianças e adolescentes, assim como suas famílias, com projetos de convivência e fortalecimento de vínculos – para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos – inclusivos e intergeracionais, com foco na adolescência e juventude.
“O objetivo de todos os projetos desenvolvidos é oportunizar um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, de formação integral para o exercício pleno da cidadania e protagonismo juvenil, preparando-os para a vida em sociedade e para o trabalho”, explica Dettloff von Simson Junior, presidente da entidade, complementando que “o CPTI sempre procura atuar por meio de vivências culturais, artísticas e esportivas, em rodas de conversa ou em experiências que possam marcar a vida de seus usuários de forma positiva, refletindo em um futuro de realizações pessoais e profissionais”.
CPTI 25 anos
A entidade apresenta sua nova Campanha de Comunicação Institucional, neste mês de julho de 2017, desenvolvida pela agência de publicidade Base3, a produtora de vídeo Studio Eletrônico e a produtora de áudio Cristal Vídeo. A nova comunicação associa as letras C P T I às ideias que representam a ação da entidade e que, ao mesmo tempo, inspiram e orientam o seu trabalho. Como resultado, temos o acróstico: C – Construir vínculos, P – Promover cidadania, T – Transformar vidas e I – Inspirar futuros.
Faz parte da Campanha de Comunicação do CPTI 2017 a nova logomarca, que ressalta seus 25 anos, o website e Facebook repaginados e o jingle gravado com as crianças e adolescentes do Projeto Allegro (em formato de vídeo de 1 minuto e vídeo de 30 segundos e spot de rádio de 30 segundos, com o mesmo conteúdo).
A seguir, a letra do jingle gravado com as crianças e adolescentes do Projeto Allegro.
(Melodia de Cantiga de Roda)
O que é CPTI
Hoje vamos explicar
É tão fácil de entender
Todos nós vamos cantar
Ah ra ra, oh ro ro
Todos nós vamos cantar
Tem o C de Construir
Tem o P de Promover
Tem o T de Transformar
Tem o I de Inspirar
Oh ro ro ro
Tem o I de Inspirar
Construir Vínculos
Promover Cidadania
Transformar Vidas
Inspirar Futuros
Visite o CPTI e conheça o trabalho que faz a diferença
na vida de mais 3.500 pessoas em Campinas.
cpti.org.br
Venha logo nos visitar!
Em 2017, o CPTI celebra 25 anos de história de Assistência Social na Região Norte do município de Campinas-SP.
Criado em 1992 por iniciativa da própria comunidade, período em que Campinas atraía, por sua economia, muitos migrantes em busca de melhores condições, o CPTI iniciou seu trabalho com o atendimento de crianças, permitindo que suas mães saíssem para trabalhar.
Atualmente, focada no atendimento e na promoção da garantia de direitos de crianças, adolescentes e grupos familiares, na política de Assistência Social, a instituição é referência no terceiro setor e conveniada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Fundação FEAC).
Durante todos esses anos, o CPTI vem apoiando milhares de pessoas, oferecendo serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, para crianças a partir de seis anos, e serviços específicos e especializados de atendimento para as famílias e comunidade, trabalhando a cidadania, os valores humanos, a autoestima e o protagonismo de seus participantes, com oficinas de balé, esportes, música, teatro, grafite, mundo do trabalho, educação ambiental, biblioteca, informática, entre outros. Telefones: (19) 3781-8090 | (19) 97402-2772.