O chef Junior Durski, além de presidente da rede de restaurantes Madero, é pai de quatro filhas. No domingo de Dia dos Pais (13), será ele quem vai para a cozinha e a receita já está definida: o carré de cordeiro uruguaio, um de seus pratos prediletos.
“O segredo de tudo está no fogo. Faço na churrasqueira, na brasa, com carvão e tiço, que é a lenha pré-queimada. Começo o fogo com o carvão e depois acrescento o tiço, deixando só ele queimando. O tempo de preparo é rápido, cinco minutos para malpassado, oito minutos ao ponto e, acima disso, fica a critério daqueles que gostam bem-passado”, explica Junior Durski. O tempero do chef também dá um toque especial, com folhas frescas de manjerona e salsinha, alho, pimenta-do-reino e sal a gosto, triturados. Basta esfregar suavemente o tempero sobre a carne e deixá-la no fogo.
De sabor marcante e muito macio, o carré de cordeiro uruguaio é uma carne fácil de harmonizar. Junior Durski sugere o vinho tinto uruguaio Carlos Montes Tannat Toscanini 2011, de cor rubi, com aromas de frutas escuras – como cassis – e também notas de chocolate, intenso como o carré. “Como guarnição as opções são muitas, como arroz, maionese, farofa ou pão. Como disse, o carré é fácil de combinar. No domingo vou optar pela maionese, acho que é uma boa pedida e todo mundo gosta”, finaliza o chef.
O carré de cordeiro uruguaio faz parte do cardápio do Madero Prime Steak House, primeiro restaurante da rede e único que oferece este prato.
Confira a receita da maionese do chef Junior Durski:
Ingredientes:
3 gemas cozidas
1 gema crua
10 batatas
Cebola, salsinha, cheiro-verde, pimenta, sal e limão a gosto
1 litro de óleo.
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas e reserve. Coloque as gemas – cruas e cozidas – no liquidificador e vá acrescentando o óleo enquanto bate. Ao fim, acrescente os temperos e bata mais um pouco. Junte o molho às batatas cortadas em pedaços.
Madero
Fundado em 2005 pelo chef Junior Durski, o Madero é uma das principais redes de restaurantes do Brasil, com dois principais modelos de negócio em operação: Steak House (casual dining) e Container (fast casual). A marca é reconhecida por produzir e servir cheeseburgers gourmet, o carro-chefe, além de carnes, massas, saladas e sobremesas – com rigoroso controle de qualidade, em um ambiente diferenciado. Atualmente, são quase 100 restaurantes espalhados por 11 estados, quatro no Distrito Federal e um em Miami, que juntos faturaram, em 2016, R$446 milhões. Para abastecer a rede, o Madero possui uma fábrica no Paraná com capacidade de produzir 2 milhões de hambúrgueres mês. Para 2017, seu plano de expansão prevê 40 novos restaurantes.