O resultado das iniciativas finalistas para o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil foi divulgado. A tecnologia social da Acesa Capuava é uma das 18 consideradas aptas a receber a certificação no ano de 2017, de um total de 735 iniciativas inscritas. Esta é a nona edição da premiação, que tem o objetivo levantar projetos sustentáveis que possam ser reaplicados em diversas comunidades.
A triagem foi realizada por uma comissão composta pela equipe técnica da Fundação BB, que obedeceu aos critérios do regulamento para chegar às propostas selecionadas. Dentre os requisitos solicitados estavam o tempo de atividade, as evidências de transformação social, a sistematização da tecnologia a ponto de tornar possível sua reaplicação em outras comunidades e o respeito aos valores de protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica.
A Acesa Capuava foi classificada na categoria de Saúde e Bem Estar. Com a certificação, as tecnologias passam a compor o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, que agora conta com 995 iniciativas aptas para reaplicação. O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras.
Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, a certificação de um projeto com o selo “Certificada Fundação BB” garante mais visibilidade para a iniciativa, além de fortalecer o conceito para sua reaplicação em outras localidades do país. “Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas por meio do reconhecimento e da reaplicação de tecnologias sociais que já deram certo em diversas localidades”, explica.
De acordo com a presidente da Acesa Capuava, Fernanda Teixeira, essa premiação é de extrema importância para o desenvolvimento das instituições. “Além do reconhecimento do trabalho dedicado que realizamos, ganhar essa certificação nos auxiliaria a implementar mais atividades para os nossos alunos e melhorias em nossas instalações”, comenta.
As propostas vencedoras serão anunciadas na cerimônia de premiação, em novembro. Neste ano, a Fundação BB irá premiar com R$50 mil cada uma das seis iniciativas vencedoras nas categorias nacionais, além da entrega de um troféu e a produção de um vídeo retratando as iniciativas das 21 instituições finalistas nacionais e das três finalistas internacionais.
Esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Mais informações sobre essas soluções podem ser encontradas no Banco de Tecnologias Sociais > Pesquisa Tecnologias > Ano do Prêmio > 2017. Confira o regulamento do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social: www.fbb.org.br/premio.
Acesa Capuava
A Acesa Capuava é uma entidade filantrópica de Valinhos/SP que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002, atua junto à entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. O principal objetivo da associação é auxiliar as pessoas com deficiência e em situação de exclusão social por meio do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a página no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.