A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba recebeu do Governo do Estado um kit contendo computador, amplificador automático, escâner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NDVA do projeto Biblioteca Mais Acessível, elaborado pela fundação. Além do kit, avaliado em R$23.130,00, o Governo do Estado também oferecerá treinamento aos funcionários para a utilização do equipamento doado.
O projeto foi apresentado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 2016. O projeto do Pró-Memória vai proporcionar aos deficientes visuais mais acesso à informação e oportunidade de interagirem e se integrarem à comunidade através de práticas cotidianas de leitura, com material em braile, áudio livros e oficinas de formação dirigidas a esse público.
O superintendente da fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, informou que a Biblioteca Pública Rui Barbosa já conta com um acervo de cerca de 200 títulos em braile e cerca de 300 áudios livros, que são disponibilizados para empréstimo domiciliar. “Com a contemplação desse kit será permitida a ampliação dos serviços oferecidos pela biblioteca”, comentou.
O projeto Biblioteca Mais Acessível pretende proporcionar ao município um espaço de convívio, formação de leitores braile e dispositivos facilitadores para o acesso dos deficientes visuais à informação, não apenas possibilitando a esse público o acesso a equipamentos facilitadores, mas disponibilizando um espaço de sociabilidade e troca de informações capaz de gerar inclusão de fato.