A Milord Taverna, em Campinas, recebe hoje, dia 8/9, às 19h, uma apresentação da banda MotherFolk.
Enquanto duo, a banda existe desde 2005, embora durante muitos desses anos partilhasse o seu som com grupos maiores. O nome é uma homenagem à Grande Mãe Terra e a inspiração vem de tradições populares, profanas e pagãs, principalmente da Irlanda e da Escócia, mas também de Gales, Galícia e Gália. Os repertórios são, ao mesmo tempo, tradicionais e contemporâneos, no sentido de que a música folk poucas vezes esteve tão viva como em nossa época. São canções de viajantes, canções do mar, canções de taverna, de ciganos, fora-da-lei, trabalhadores em minas de carvão e amantes desprezados – a rica veia poética disseminada através da história por bardos e menestréis errantes, cujas canções mais antigas datam do século XV, mas cuja tradição é muito anterior; suas raízes mergulhando no antigo costume celta de narrar e registrar a vida através de sagas, poemas e canções.
Valor: R$15 de couvert artístico.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kQamVAlmcCM.
Casa recebe O Bardo e o Banjo no sábado, 9/9, às 19h
Wagner Creoruska Junior começou sua carreira de multi-instrumentista e compositor tocando nas esquinas mais movimentadas de São Paulo. A banda O Bardo e o Banjo foi criada em 2012 a partir dessas apresentações espontâneas pelas ruas.
Hoje em dia, com a formação em quarteto, o grande trunfo do Bardo e o Banjo continua ser a possibilidade de se relacionar diretamente com o público, sem cabos ou amplificadores e fazendo um som espontâneo, rústico e cativante que apenas a música folk e o bluegrass podem proporcionar.
Dos temas tradicionais da cultura norte-americana às releituras de grandes clássicos do rock, a música que o Bardo e o Banjo produz tem o poder de cativar de crianças a pessoas de mais idade. No show, a banda não se limita a executar as músicas, levando o espectador a uma verdadeira imersão cultural repleta de histórias, personagens e lendas da música irlandesa e norte-americana.
Homepath é o primeiro álbum do Bardo e o Banjo, lançado em 27/11/2014 reunindo os singles que foram lançados em seus 2 EPs anteriores (Synergy, 2013 – 4 mil cópias vendidas e Lakeside, 2014 – edição limitada de mil cópias) em um trabalho que explora a fundo a sonoridade rústica que a banda veio aprimorando ao longo de seus quase 3 anos de existência. Nesse primeiro álbum, Wagner Creoruska Junior (músico, compositor) e o produtor Cesar Benzoni exploram elementos diferentes, além dos já convencionalmente usados pelo Bardo e o Banjo: sons de colheres, tin whistle, gaita e até sapateado irlandês fazem participações nas faixas do álbum. A junção de instrumentos novos com a música rústica do grupo fazem de Homepath um álbum que mostra todas as facetas da música do Bardo e o Banjo, levando o ouvinte a uma experiência completa no universo da música tradicional/folk e do bluegrass. O segundo CD traz apenas canções autorais e mostra o amadurecimento da banda através de suas composições e arranjos.
Desde 2012, o Bardo e o Banjo já viajou por diversas cidades, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Gramado, Curitiba, Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Urussanga, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Itajubá e São Paulo. Tocando em grandes festivais como o II Festival Internacional de Músicos de Metrô (Red Bull Sounderground II), Samsung Best of Blues 2014, FICA (Festival de artes e cultura de Itajubá) edições de 2013 e 2014, Festival Ufscar de cultura e música em Votorantim/SP, diversas unidades do SESC em São Paulo e interior e eventos corporativos para marcas como Ellus, Anacapri, Citroen e Chrysler do Brasil, fora os inúmeros bares, pubs e esquinas onde teve a oportunidade de levar seu som.
Valor: R$20 de couvert artístico.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Thz7kc8V2QU.
Serviço:
Milord Taverna: Rua Sacramento, 367 – Centro – Campinas/SP
Informações e reservas: (19) 3308-2014.