A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) participou do 2° Prêmio Desafio Mahle. Trata-se de uma mostra de trabalhos de cursos técnicos e desta vez o tema proposto foi Sistema termoelétrico de cogeração de energia em motores veiculares de combustão interna.
A apresentação e premiação ocorreram na terça-feira, dia 26, na Unicamp e os alunos Bruna de Matos Calça e Henrique Pignatari Moraes Rosa, com a orientação dos professores Anderson Rogério de Camargo e Lucas Mariano Konishi, ficaram com o 2° lugar. Sob a supervisão do coordenador dos cursos de mecatrônica, mecânica, automação e eletroeletrônica, Sergio Antonio Lopes, ficou decidido aplicar este conceito a motores veiculares de combustão interna que utilizam o Ciclo térmico de OTTO, através do aproveitamento da energia térmica desperdiçada após o processo de combustão do motor. Para isso, a equipe participou de um curso sobre Motores, na Mahle, que consistiu na explicação de como é o seu funcionamento – mais especificamente motores a combustão interna.
Conclusão do projeto
Todos os desafios propostos foram concretizados e bem-sucedidos de tal forma que foi criado um conceito que pode trazer grandes melhorias e benefícios na relação de aproveitamento de uma energia desperdiçada no processo de combustão interna de motores automotivos e, consequentemente, na redução de consumo de combustíveis líquidos, gerando ganhos econômicos para os usuários de veículos automotores e redução da emissão de gases poluentes, minimizando assim impactos ambientais.