No sábado (30), as meninas da equipe de basquete em cadeira de rodas do Gaadin (Grupo de Apoio ao Amigo Deficiente de Indaiatuba) conquistaram o título do Campeonato Brasileiro, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O elenco do Gaadin venceu na final a equipe do All Star Rodas, do Pará, por 59 x 45. Além do título, a atleta do Gaadin, Lia Soares foi a cestinha da competição, com 197 pontos. As atletas Ana Aurélia e Mariana Pérez, também do elenco de Indaiatuba, foram eleitas as melhores jogadoras da categoria 3.5 e categoria 1, respectivamente.
A equipe adversária nunca havia perdido uma partida e foi campeã do Brasileiro por dezesseis anos consecutivos. A equipe de Indaiatuba fez história e conquistou de forma invicta o título da competição. Ano passado, a equipe das gladiadoras havia chegado perto e perdeu a final para a mesma equipe do Pará por apenas sete pontos de diferença.
O staff indaiatubano conta com seis atletas que jogaram as Paralímpiadas Rio 2016. Quatro atletas pela Seleção Brasileira: Lia Soares, Geisa Vieira, Ana Aurélia Mendes e Rosália Ramos e duas pela Seleção Argentina: Mariana Pérez e Fernanda Pallares.
De acordo com a coordenadora da equipe, Graciele Silva, o time foi montado em 2016 e no primeiro ano de atividade chegou até a final do Brasileiro, realizado em Recife, enfrentando exatamente o All Star. No entanto, foi derrotada por 59 x 52, placar parecido ao deste ano.
Em 2017, a equipe ganhou reforços e os treinos e preparação foram intensificados, com a equipe feminina disputando competições com equipes masculinas. Elas também estão sendo destaques das partidas no Campeonato Paulista, onde jogam na categoria mista. “Como coordenadora, entendo que para a equipe se manter em alto nível em 2018; é importante que a população venha conhecer os atletas, a nossa filosofia de trabalho e precisamos do apoio da comunidade”, afirmou.
Competição
Durante a competição, o Gaadin obteve cinco vitórias, contando com a final e terminou invicto. Na estreia, dia 26, a Gladiadoras do Gaadin venceram a equipe Gladiadoras Vida Ativa, do Paraná, por 97 a 10. No segundo jogo, dia 27, venceu as Gladiadoras de Pinhais, do Paraná, por 129 a 12. No dia 28, o Gaadin venceu por 60 a 48 o Irefes. Na semifinal, a equipe venceu a CPSP por 67 a 34. A medalha de bronze do torneio ficou com o Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), que venceu o plantel do Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes) por 41 a 29.