A iluminação da escada em residências, indústrias ou estabelecimentos comerciais vai além da preocupação com a harmonia e beleza do ambiente. Antes iluminadas por outros ambientes, como salas, corredores e patamares, as escadas agora possuem luz própria e inserir pontos de luz nos degraus ou corrimão pode proporcionar mais segurança e modernidade.
Para deixar as escadas funcionais e ao mesmo tempo bonitas, não basta apenas encher seus degraus com luzes. A ajuda profissional, com um projeto luminotécnico específico, é fundamental. A iluminação de escada tem como objetivo principal guiar um caminho, jamais ofuscar seu usuário. Com a ideia de deixar os degraus cada vez mais visíveis, alguns fatores devem ser levados em consideração ao elaborar um projeto.
O formato da escada é um deles, sendo as opções mais comuns: em L ou U, flutuante, helicoidal ou até mesmo em caracol. Outro ponto a ser analisado é o tipo de material, podendo ser em madeira, vidro, cimento ou mármore. Verificar o material das paredes também é importante: elas são lisas ou revestidas com pedra ou tijolo à vista? É fundamental saber ainda o tamanho da escada e como é o ambiente onde ela se encontra.
Outro fator importante é identificar o quanto será gasto com manutenção para manter as luzes sempre acesas e se as elas poderão ser trocadas facilmente pelo proprietário ou se caberá a contratação de um profissional.
Em muitos casos, diante da complexidade do local, uma simples troca de lâmpadas não é tarefa fácil para qualquer um e há a necessidade de ajuda profissional, podendo gerar custos não previstos no orçamento mensal.
Qual o melhor modelo?
“Quando o assunto é iluminação existem inúmeras opções no mercado. Atualmente, as lâmpadas de LED são as que mais facilitam a decoração de interiores e agradam consumidores, por serem eficientes, terem maior durabilidade e o principal: economizarem energia”, indica Melissa Tempesta, gerente de planejamento da LigBem, em Indaiatuba, loja que possui diversas soluções em materiais elétricos e iluminação.
Há também outras opções no mercado para deixar sua escada única, como luminárias embutidas, de superfície, opções diretas e indiretas, automáticas ou manuais. Mas para deixar a escada moderna e muito mais segura, o ideal é aproveitar as luzes de LED. Uma boa opção é iluminar apenas um lado da escada, seguindo os degraus. Dessa forma, o perímetro da escada será marcado por tiras de LED.
Iluminar a borda dos degraus ou colocar tiras de LED sob o corrimão é outra opção. As luzes proporcionam um aumento do desenho da escada, o que leva a um estilo mais elegante.
Se sua escada é em formato espiral, umas das melhores formas de iluminá-la é com um lustre pendente, com luzes altas e baixas e em diversos formatos. Esta é uma opção que traz mais elegância ao ambiente e que valoriza muito o estilo da escada.
Outro modelo bastante utilizado é aproveitar a parede para fixar arandelas ou luminárias embutidas. Neste caso, é necessário que a escada tenha um lado livre e o outro unido à parede — este formato permite ainda que se tenha uma vasta opção de modelos de luminárias.
Uma excelente sugestão é dispor as luminárias embutidas próximas aos degraus, com a iluminação em feixe para cima ou para frente. No outro lado da escada, é interessante utilizar guarda corpo de vidro, valorizando a iluminação da parede.
Independente da escolha, é importante contar com ajuda profissional.