A 3ª Mostra de Artes Cênicas apresenta quatro peças teatrais de sábado (18) até terça-feira (21) em Indaiatuba. Todos os espetáculos são gratuitos. A mostra, que é produzida pela Secretaria de Cultura, começou no dia 3 e segue até 26 de novembro. As apresentações serão alocadas na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), no Novo Centro Cultural Morada do Sol (Piano) e em ruas ou praças do município. As apresentações são de grupos estudantis e de rua sediados em Indaiatuba, selecionados e/ou convidados, nos formatos mostra estudantil, mostra de grupos de Indaiatuba e mostra de espetáculos adultos e para crianças.
Também estão sendo realizados workshops gratuitos no contexto do projeto da mostra. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br com as seguintes informações: nome do workshop, nome completo do aluno, data de nascimento/idade, endereço completo, e-mail, CPF e, se participa de algum grupo artístico, colocar o nome. No dia do workshop todos os inscritos deverão se apresentar munidos do documento de identidade com foto.
Programação das peças e workshops
Dia 18: Gestos de Equilíbrio
Coletivo Fleuma
Direção: Marcus Mazieri
Autor: Marcus Mazieri
Horário: 20h
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Classificação etária: Livre
Gesto: movimento do corpo, voluntário ou involuntário, que revela estado psicológico; expressão singular que se mostra em alguém ou em um semblante; maneira do humano de se manifestar; ação. Gestos de equilíbrio é a exploração de um artista, através do seu complexo corpo-mente, do conceito de equilíbrio. Este estaria no movimento ou na imobilidade? Na horizontal ou no vertical? No interior ou no exterior? Na resposta ou na pergunta? Poderia o gesto revelar um estado além?
Dia 19: As Aventuras do Vaqueiro Benedito
Grupo Mamulengo Vagamundo
Direção: Antonio Augusto de Albuquerque Leitão
Roteiro: Antonio Augusto de Albuquerque Leitão
Horário: 16h
Local: Saguão da Sala Acrísio de Camargo
Classificação etária: Livre
Conta as aventuras de um boiadeiro nordestino e sua esposa que está grávida. Todos os personagens da peça são bonecos que relembram a cultura nordestina. Benedito, Margarida e o boi estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo. Chegando à cidade, buscam abrigo entre a população. O capitão os persegue e a todos que se colocam no caminho. A criança nasce entre lutas e celebrações.
Dias 18 e 19 de novembro
Workshop A Poesia do Ator (teórico – prático) com os Geraldos
Idade: a partir de 16 anos
Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das14hs às 18h
O intuito da oficina, de conteúdo teórico-prático, é investigar alguns princípios da formação e do oficio do ator a partir de um cruzamento com tópicos da filosofia clássica. Da anatomia e cinesiologia do caminhar até as propriedades da imaginação e intuição, pretende-se experimentar o cruzamento entre pensamento e ação, numa perspectiva de continuidade e integração entre formação e ofício do ator.
Dia 19: Tribobó City
Cia. Teatral Valeu a Pena
Direção: Bbeth Forini
Texto: Maria Clara Machado
Roteiro:Bbeth Forini
Horário: 17h
Local: Sala Acrísio de Camargo
Classificação etária: Livre
A pacata Tribobó City está em festa. O prefeito acaba de anunciar a construção da tão sonhada estrada de ferro, mas uma misteriosa gangue de pistoleiros descobre ouro nas terras de Tribobó e essa valiosa descoberta vai mudar os rumos da cidade. Tudo isso com muito bom humor e muita música.
Dia 21: Bastidores em Cena
Grupo Enrolados
Direção: Junior Grotto
Roteiro: Junior Grotto
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo
Classificação etária: Livre
Cansado das reclamações e atrasos dos integrantes de um grupo teatral, o diretor decide escalar os atores de acordo com o comprometimento dos mesmos, o que gera muito atrito e confusão entre eles após verem os personagens de cada um em Romeu e Julieta. Com improvisos, brigas e muita risada, cenas descontraídas seguem até que várias reviravoltas no enredo irão dividir o grupo entre os que querem e não querem se apresentar.