Cerca de 300 pessoas assistiram e se emocionaram com a apresentação da peça História sem Fim, no último sábado (25), na Fazenda Capuava, em Valinhos. O espetáculo foi encenado por alunos da Acesa Capuava com auxílio de terapeutas, artistas e os professores da oficina cultural. A peça, que teve entrada franca, foi inspirada no livro e filme do mesmo nome, do autor Michael Ende e com direção de Jorge Fantini, diretor da Companhia Cia. Santa, de Campinas.
A Acesa Capuava – por meio do projeto Pronac nº 1412177, aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e que tem como patrocinadores a CCR AutoBAn e Libbs Farmacêutica – tem oferecido a seus usuários e pessoas da comunidade diversas opções de oficinas culturais e a História sem Fim foi uma das ações realizadas como um fechamento do projeto de 2017. A emoção estava no fato de que a população pode ver que, por meio da arte e da terapia vencedora da Acesa, crianças com autismo superaram seus limites e enfrentaram um público animado e participativo, já que todos os atos da peça eram itinerantes, passando por diversos pontos da fazenda e com participação da plateia. “O resultado não poderia ser melhor: atingimos todos os objetivos propostos, desde os ensaios até a encenação final”, conta o diretor Jorge Fantini.
Sobre o espetáculo
O enredo conta a mágica aventura de um garoto solitário que, por meio das páginas de um livro, passa para o reino da fantasia. Na terra imaginária, cheia de aventuras, o garoto descobre o tamanho de sua coragem e sua capacidade de amar. A montagem da peça, que teve a participação da maioria dos alunos da entidade, foi feita baseada em todas as artes trabalhadas durante o ano – fotografia, pintura em tela, desenho animado, teatro, música e dança. “Ficamos encantados com a relação da história e nossa realidade, pois na ACESA Capuava o cuidado que temos com a grande maioria dos nossos usuários é sem fim. Pessoas com deficiência precisam constantemente de estímulo, carinho e atenção em todas as etapas da vida para que evoluam e não percam os ganhos que tiveram em seu desenvolvimento”, conta a presidente da Acesa, Fernanda Teixeira.
Sobre a Acesa Capuava
A Acesa Capuava é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende a pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002, atua junto a entidades carentes de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos os seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar as pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, por meio do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a página no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.