A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) foi classificada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) entre as dez melhores escolas técnicas do mundo – a única pública – que, por meio de uma educação multidisciplinar, participam de projetos educacionais diferenciados. Um exemplo é a participação de quatro alunos, no 4×4 Schools Land Rover-Jaguar, neste ano, em Abu Dhabi, no International Robotics Forum for High. Outros exemplos são a participação de quatro alunos que foram para o Japão e mais dois alunos que participaram do curso de culinária no Italian Culinary Institute for Foreigners, em Turim, Itália. Alunos da fundação também marcaram presença em Competições da Cisco de Habilidades de IT Essencials da América Latina e Caribe e na Maratona de Aplicativos Google-FIAP/Brasil.
A FIEC é reconhecida como escola técnica referência nacional no ensino profissionalizante, oferecendo uma das mais completas infraestruturas do país, diferenciando-se de todas as outras por ser uma escola pública, totalmente gratuita e considerada pelo MEC como o melhor curso técnico municipal do Brasil. Foi a primeira do país a aderir o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e hoje é a única a ter o Mediotec, que oferece formação técnica voltada para alunos do Ensino Médio. A parceria proporciona curso técnico gratuito a todos os alunos que estudam no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) ano do Ensino Médio e possui 19 opções dos mais variados cursos com 300 horas de inglês, sendo 100 horas obrigatórias em todos os técnicos; sempre com a finalidade de suprir a demanda por mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. Os cursos são: Análises Clínicas, Administração, Automação Industrial, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Mobilizações Ortopédicas, Informática, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição, Química e Segurança do Trabalho.
A FIEC disponibiliza aos seus alunos a ferramenta de Inventário de Competências Profissionais Etalent. Trata-se de uma avaliação que as empresas utilizam a fim de identificar quais candidatos possuem maior aderência ao perfil comportamental desejado para a vaga disponível. Há também o Portal do Emprego, tecnologia interativa para busca de postos de trabalho, o que contribui para que sejam colocados cerca de 750 estagiários no mercado.
A fundação é recertificada nos cursos técnicos em Química e Meio Ambiente pelo Conselho Regional de Química com o Selo de Qualidade; possui o Selo de Gestão de Qualidade Coren; possui a certificação American Heart Association para o curso de enfermagem e mais a certificação do CREA (Conselho Regional de Engenharia) para o curso técnico de Edificações e ainda é Academia Cisco, na área da Tecnologia da Informação.
Independente dos cursos técnicos, a FIEC conta com o superior de Tecnólogo em Processos Químicos. Ainda em 2017, dois cursos rápidos e inéditos foram iniciados através da Formação Inicial e Continuada (FIC): os cursos de Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil.