A Prefeitura de Indaiatuba inaugura no sábado, dia 27, às 10h, o Centro Dia e Permanência “José Theodoro Dias”. O espaço oferece 98 vagas gratuitas para idosos, sendo 48 para acolhimento 24 horas e 50 para permanência durante o dia e faz parte do PAI (Programa de Atenção ao Idoso).
A obra foi projetada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia em um terreno de 8.064,71 m² localizado na Rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor. A área de construção é de 1.358,62 m² e a Prefeitura fez um investimento de R$4.471.900,20 com recursos próprios.
O Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias conta salão de múltiplas atividades, sanitários e banheiros acessíveis, além de quarto para descanso, recepção com sala de espera, enfermagem, rouparia, ambulatório/consultório, uma sala destinada ao atendimento individual e familiar, vestiários de funcionários, lavanderia, cozinha, despensa e refeitório, administração, varanda, jardim e espaço ecumênico.
O espaço funcionará com a opção de Permanência, onde o idoso ficará 24 horas por dia e receberá cinco refeições. Esta parte terá 12 quartos com capacidade para quatro camas, armários e banheiro. Já o Centro Dia abrirá de segunda à sexta, das 7h às 17h30, com quatro refeições. Para as duas opções de acolhimento serão realizados trabalhos com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, gerontólogo, professor de educação física, Ioga e profissionais de diversas áreas para realização de atividades como manicure, cabeleireiro, contação de histórias e oficinas de artesanato.
No dia 11 de dezembro de 2017 foi assinado o Termo de Colaboração que viabiliza ao Cecal (Centro de Convivência Amor sem Limites) a gestão e execução do serviço de acolhimento institucional para idosos na permanência e serviço de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias no Centro Dia. O Cecal é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) e participou do edital de chamamento público realizado pela Prefeitura. A assinatura do Termo de Colaboração vincula o Cecal ao atendimento das metas referenciadas pela administração pública através da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social e o cumprimento do que está previsto no plano de trabalho. Para o desenvolvimento destes serviços será repassado à organização da sociedade civil o valor anual de até R$1.634.400,00.
Os interessados em uma vaga no Centro Dia devem comparecer no local a partir do dia 30 de janeiro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda do idoso e do responsável. Todos os casos serão avaliados por assistentes sociais, que levarão em conta os seguintes critérios: pessoas residentes no município, idade igual ou superior a 60 anos, vulnerabilidade social, violação de direitos com risco social e pessoal cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para realização de atividades da vida diária, idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Já para o acolhimento na Permanência, as 48 vagas foram preenchidas pelos 14 idosos do Cecal, 18 que estão em clínicas particulares custeados pela Prefeitura por determinação judicial, 3 acolhidos na Comunidade Farol com mais de 60 anos, 3 pessoas em situação de rua maiores de 60 anos e 10 idosos em situação de risco e ou violação de direitos de casos acompanhados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A Prefeitura de Indaiatuba está realizando o cadastro para a fila de espera. Os interessados devem procurar o CRAS da sua região ou o Plantão Social da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, no Paço Municipal. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda do idoso e do responsável.
Todos os casos foram avaliados por assistentes sociais, que priorizaram: pessoas residentes no município, idade igual ou superior a 60 anos, idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e beneficiários do BPC, não condição de convivência no âmbito familiar devido a vivência de situações de violência e negligência, situação de rua e abandono, vínculos familiares fragilizados ou rompidos, pessoas idosas oriundas de famílias que não possuam condições de desenvolver os cuidados devido à situação de pobreza, vulnerabilidade e ou risco social que limitem a provisão de cuidados necessários, como trabalho e doença, entre outros.
Serviço:
– Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias: Rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor
– Prefeitura / Secretaria da Família e do Bem Estar Social: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2800 Marginal Direita
– CRAS I: Rua Augusto Brega, 452 – Jardim Oliveira Camargo
– CRAS II: Rodovia Lix da Cunha, 2900 cs15 – Tombadouro
– CRAS III: Rua José Pioli, 96 – Jardim Morada do Sol
– CRAS IV: Rua Jordalino Pietro Bom, 1300 – Jardim São Conrado
– CRAS V: Rua Lourenço Martim do Amaral, 241 – Jardim Brasil
– CRAS VI: Rua Benedita Carvalho, 213 – Campo Bonito.