A Prefeitura de Indaiatuba divulgou às 11h30 da manhã de hoje um boletim sobre os estragos causados pelas fortes chuvas de sábado (20) na cidade.
O boletim informa que equipes começaram logo pela manhã o trabalho de reparo nos locais danificados pela forte chuva. A cidade registou um volume de 91 mm de chuva, conforme dados coletados pela Defesa Civil, na Estação Meteorológica Automática. O acumulado de janeiro chega a 205 mm.
A força das águas levou parte do aterro de uma travessia de pedestres no Parque Ecológico. O local está interditado e recebe reparos. No Parque da Criança a força das chuvas fez com que o talude com muro de arrimo cedesse prejudicando a piscina de brinquedos. Na manhã desta segunda-feira (22), as equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente já começaram a trabalhar, com a retirada de entulhos e todos os reparos necessários. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em duas semanas, quando a parte molhada será reaberta. A parte seca reabre já na próxima quarta-feira, dia 24.
A equipe do Cata Bagulho também está percorrendo a cidade para retirada de galhos e entulhos remanescentes da chuva.
Uma enxurrada desceu pelo muro vizinho e alagou a lateral da UPA 24 horas, mas, com o fim da chuva, a situação se normalizou. O atendimento não foi prejudicado e as equipes de manutenção vão providenciar uma solução para evitar que o problema volte a ocorrer.
A Defesa Civil registrou quatro pontos de alagamentos: na Rua Cerqueira Cesar, Avenida Francisco de Paula Leite, na Rua Martinho Luthero e na Rua 39 do Jd. Morada do Sol. No total, oito casas foram atingidas pela água e três famílias ficaram temporariamente desalojadas. Elas foram conduzidas à EMEB Professora Maria Benedicta Guimarães.
A Prefeitura providenciou itens de primeira necessidade, como alimentos, roupas, colchões e cobertores, para atendê-las. A estrutura das residências não foi afetada. A equipe de Urbanismo realizou a limpeza na rua e nas casas. Ainda hoje (22), as famílias retornarão às suas casas.
No Jardim Europa, parte do barranco da Estrada dos Cavaleiros cedeu e a terra atingiu as vias. Na área de lazer do jardim Bela Vista, alguns trechos sofreram erosão e uma árvore caiu. O asfalto ficou deteriorado em diversos pontos – um deles é o Jardim Hubert. No bairro Mato Dentro, 17 pinheiros caíram por força da enxurrada. As equipes de Obras e de Urbanismo estão trabalhando hoje para o reparo de todas essas situações.
A Prefeitura reforça que está com equipes trabalhando pela cidade para solucionar os problemas ocasionados pela forte chuva. Em caso de emergência a população pode acionar o 153 da Guarda Civil, que atende 24 horas ou das 8h às 17h o 0800 770 7702 do Fale Conosco.