Na ensolarada manhã do último sábado, 17 de fevereiro, a Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer) realizou o lançamento da pedra fundamental das obras da sua nova sede, com a presença de voluntários, imprensa, autoridades e apoiadores.
A cerimônia começou com a execução dos hinos nacional brasileiro e o de Indaiatuba. Na sequência, o público presente recebeu com emoção as palavras da vice-presidente e fundadora da Volacc, Joanna Joly, seguida das do secretário de Família e Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, do presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Ribeiro, do prefeito municipal, Nilson Alcides Gaspar e do presidente da Volacc, Silvio Oliveira, que ressaltou que “as obras estão sendo realizadas segundo os melhores padrões de engenharia, de acordo com critérios de sustentabilidade e com muita responsabilidade quanto à segurança de todos os trabalhadores envolvidos”.
Em seguida, uma homenagem foi feita a dona Joanna pelo presidente e, logo após, os presentes seguiram para o assentamento dos tijolos que marca o início das obras.
O prédio está sendo construído no terreno de concessão administrativa de uso da área pública (Lei nº 6.604/16) situado na Avenida João Ambiel, 1170, no bairro Cidade Jardim, que foi entregue em condições para as obras fossem iniciadas.
O terreno possui aproximadamente 1.300 m² de área total e o projeto da sede nova terá 767,19 m² de área construída. A planta foi toda pensada de modo a oferecer um atendimento melhor tanto ao assistido quanto para o voluntariado. A instituição possui uma quantia para começar a obra, mas vai precisar de doações e apoio da sociedade e de empresas para concluir o projeto, elaborado pela arquiteta e voluntária da Volacc Barbara Fantelli, que classifica a construção como “simples e acolhedora. O projeto é voltado para o assistido e voluntariado, visando uma estrutura melhor para um atendimento de qualidade. Será construída uma praça aberta ao público, com bancos e uma árvore bem grande e acolhedora. Essa será a Praça da Vida, um ambiente aconchegante para celebrarmos a vida, os bons casos que devem ser celebrados, pois lidamos com muitas perdas”. As obras, cuja conclusão está prevista para outubro deste ano, estão sendo conduzidas pela Domus Engenharia.
A nova sede contará com recepção, salas de triagem, assistência social, terapias, artesanato, sala de encontros, cesta básica, oficina, auditório multifuncional, banheiros, área de serviço e estacionamento.
Hoje, as principais fontes de renda da Volacc são a venda de pastéis em eventos e o brechó, que recebe peças de roupas em bom estado da comunidade e as revende a preços populares. Assim, foi planejada uma cozinha semiprofissional para confecção dos recheios dos pastéis e uma entrada independente para o brechó, já que o público que procura as peças não está necessariamente ligado à instituição.