A Secretaria de Cultura de Indaiatuba promove neste sábado, dia 10, a peça teatral infantil Fósforos, Nuvens e Passarinhos, com o Teatro Travessia. O espetáculo tem entrada gratuita e será apresentado às 16h na área externa do Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei).
Sinopse: Em Fósforos, nuvens e passarinhos, passado, presente e futuro se embaralham para mostrar a história de crianças de diferentes cantos do mundo que, ao enfrentarem a realidade de suas vidas, podem ter seus sonhos roubados. Porém aqui as histórias se passam na véspera do ano novo, época em que as esperanças se renovam e os caminhos apontam para uma transformação que poderá conduzir os personagens para a realização de um sonho comum a todos nós: a liberdade.
Sobre o espetáculo
O espetáculo infanto-juvenil Fósforos, Nuvens e Passarinhos marca os 10 anos do Teatro da Travessia, que continua sua investigação acerca do espaço não convencional e convida a plateia para uma jornada itinerante.Com direção de Simone Grande, a peça começa no interior de uma casa (ou um espaço interno que possa ser adaptado para as necessidades do espetáculo) e segue por espaços externos, tendo em vista o caráter itinerante.
A dramaturgia colaborativa é baseada nos contos O Menino das Capas de Chuva, de João Anzanello Carrascoza (texto inédito e escrito especialmente para o grupo), A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen e a saga do menino-passarinho, um fato que aconteceu no bairro de Higienópolis e tornou-se conhecido por meio de uma série de reportagens feitas pela imprensa.
A trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo, é executada ao vivo pelos atores, que cantam e tocam alguns instrumentos. São músicas pontuais que auxiliam a narrativa, trazendo o lirismo e o clima de cada cena.
A peça ressalta a questão constante da violência infantil, seja com relação à moradia ou ao trabalho – histórias que frequentemente são esquecidas –, para que as crianças que assistirão ao espetáculo ao menos tomem contato com o que se passa ao nosso redor e que futuramente possam contribuir para diminuir as desigualdades.
Sobre O Teatro da Travessia
O primeiro espetáculo, Dias Raros, baseado na obra de João Anzanello Carrascoza, com direção de Luiz Fernando Marques, estreou em 2008, excursionando diversas temporadas no Brasil e em cinco cidades do exterior, na França e Guiana Francesa.
Em 2010, o grupo foi contemplado no edital público Bolsa Funarte de Residência em Artes Cênicas para a criação do segundo espetáculo, Colóquio Internacional sobre o Amor. Além do apoio do edital, importantes parcerias somaram-se a esse projeto, como a do diretor Philippe Goudard, da Universidade Paul-Valéry Montpellier III e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A peça estreou em Montpellier, na França e seguiu em turnê pela região de Languedoc-Roussillon. Em julho do mesmo ano, estreou no Brasil, com temporada em São Paulo e cidades do interior.
Em 2012, o grupo convidou, em sua segunda criação intercultural, a autora e diretora canadense Julie Vincent, da Cia. Singulier Pluriel (Canadá/Québec). O resultado dessa parceria foi o espetáculo Conto sobre mim. A peça surgiu a partir da tradução e adaptação dos contos da autora canadense, da obra intitulada La Robe de Mariée e de contos de João Anzanello Carrascoza escritos exclusivamente para o projeto. Conto sobre mim teve sua estreia em abril de 2014, no Quebéc, Canadá e, no Brasil, em agosto de 2014.
Em 2016, o grupo comemorou uma década de existência com a criação do quarto espetáculo, Fósforos, nuvens e passarinhos, contemplado no Prêmio Zé Renato deTeatro para a cidade de São Paulo.
Ficha Técnica
Texto: criação coletiva
Elenco: Bruno Cordeiro, Fernanda Stein, Francisco Wagner, Heidi Monezzi, Lucélia Machiavelli, Roberta Stein
Direção: Simone Grande
Assistente de direção: Paulo Arcuri
Direção musical: Tibério César
Letras: Heidi Monezzi, Lucélia Machiavelli e Tibério César
Composições: Heidi Monezzi e Tibério César
Direção de arte Yumi Sakate
Assistente de direção de arte: XTO
Figurinos: Heidi Monezzi e Sandra Pestana
Costureira: Noeme Costa
Treinamentos: A dramaturgia revisitada, Lígia Borges; Discursos plurais: sobre imagens corporais, Leticia Liesenfeld; A musicalidade do texto, Ana Luisa Lacombe; Poéticas do espaço: entre a escuta e o diálogo, Luiz Fernando Marques
Equipe de apoio: Edson Araújo Lima, Renan Vitor, Thayná Dourado e Wellington Santana
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli
Arte gráfica: Clara de Cápua
Produção executiva: Francisco Wagner.