Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Rafard recebe show do projeto Violas do Brasil no sábado (17)

Rafard, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

No dia 17 de março, sábado, a cidade de Rafard receberá um show especial do projeto Violas do Brasil, apresentado pelo músico João Ormond acompanhado por grandes violeiros. O grupo trará a história da viola caipira do chamado “cinturão caipira brasileiro” por meio de músicas regionais e composições próprias. A apresentação acontece às 20h, no Pátio da Prefeitura de Rafard.

A moda de viola é uma das expressões musicais brasileiras mais conhecidas e apreciadas, principalmente no interior do estado de São Paulo. Por isso, o projeto pretende homenagear esse estilo musical levando até a população apresentações gratuitas com grandes clássicos da viola, interpretados por João Ormond e seus convidados, mesclados a músicas de autoria do violeiro.

O espetáculo Violas do Brasil é montado com a união dos ingredientes musicais do chamado “cinturão caipira brasileiro”, formado pelos estados de Mato Grosso, Mato Gross do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Esses estados são conhecidos pelo nascimento da moda de viola no Brasil e cada um deles desenvolveu esse estilo musical de forma diferente, com características únicas. A apresentação irá contextualizar cada um dos estilos de viola, com músicas características e contação de causos sobre as particularidades desses estados. Com isso, o projeto pretende apresentar as influências dessas regiões na construção de uma identidade nacional da viola.

O Violas do Brasil é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por intermédio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Rafard e patrocínio da Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil.

Serviço – O show Violas do Brasil em Rafard acontece no sábado, 17 de março, no Pátio da Prefeitura (Praça da Independência, 100, Centro), a partir das 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.