Um grupo de alunos do Polo de Assistência e Apoio Socioeducativo Infantil (Paasi) visitaram o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans) nesta semana. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a horta do projeto Horta Solidária e a cozinha do curso de Educação Alimentar. O Cresans é um órgão vinculado à Secretaria da Família e Bem-Estar Social.
A manutenção do projeto Horta Solidária é realizada em parceria com a Comunidade Farol e tem como objetivo incentivar o cultivo de hortas livres de agrotóxicos, estimular hábitos alimentares saudáveis, fortalecer o convívio comunitário e recriar a ligação entre campo e cidade.
A cozinha experimental é usada para o curso de Educação Alimentar do Cresans – são oferecidas aulas semanais nos períodos da manhã, das 9h às 11h e da tarde, das 14h às 16h. O curso tem duração de quatro meses e no encerramento do projeto os participantes recebem um certificado, que também possibilita a inclusão no mercado de trabalho. O curso conta com uma nutricionista, que ensina sobre as boas práticas alimentares e uma auxiliar de cozinha, que prepara as receitas. No final das aulas, os pratos são degustados por todos.
Paasi
O Paasi, através de ações socioeducativas, atende crianças de 6 a 11 anos e 11 meses de idade e suas famílias que se encontram em vulnerabilidade social. O Polo trabalha com capacidade máxima de atendimento de 72 crianças no turno inverso ao escolar, oferecendo atividades esportivas, culturais, artesanais e de lazer.