Se você já leu A Moreninha, Dom Casmurro ou Senhora, pode até não saber, mas conhece algumas das figuras femininas mais sedutoras da nossa literatura. Carolina, Capitu, Aurélia, Lucíola e muitas outras romperam barreiras e testaram limites no século XIX. No próximo dia 7 de abril, sábado, às 11h, a Casa-Museu Ema Klabin promove a palestra O Romance e o Lugar da Mulher na Família Nuclear, ministrada pela professora doutora Valéria De Marco. “No encontro, iremos discutir como a mulher aparece nos romances numa época em que lutava para conquistar espaços, ocupar lugares e também ter uma profissão como, por exemplo, ser professora. A Normalista é um romance que fala disso e muito mais”, explica Valéria De Marco.
Esse encontro faz parte de um ciclo de palestras Mulheres e Seus Saberes, com professores especialistas no assunto. Durante o ano, serão oferecidas onze palestras com diferentes olhares que mostram o protagonismo feminino. As inscrições podem ser realizadas no site do museu: https://emaklabin.org.br/.
Sobre a palestrante: Valéria De Marco é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), Professora de Literatura Espanhola no Departamento de Letras Modernas (USP), coordenadora no Brasil do projeto internacional EDI-RED Historia Cultural de la Edición Iberoamericana (ss. XIX-XX) e diretora presidente da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo.)
Serviço:
Palestra O romance e o lugar da mulher na consolidação da família nuclear (Valéria De Marco)
Data: 7 de abril – das 11h às 13 h
30 vagas
Investimento: R$40,00
Inscrição: www.emaklabin.org.br
Casa- Museu Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP – Telefone (11) 3897-3232.