Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Casa-museu Ema Klabin resgata o samba de raiz com as Tias Baianas Paulistas

São Paulo, por Kleber Patricio

Roda de samba resgata a tradição do Carnaval paulista. Fotos: divulgação.

O programa Tardes Musicais da Casa-Museu Ema Klabin apresenta no dia 14 de abril, sábado, às 16h30, o show das Tias Baianas Paulistas, um grupo de senhoras da velha guarda das escolas de samba de São Paulo que se apresentam  acompanhadas pelos músicos do grupo  Balaio do Samba. O show tem entrada franca.

O grupo foi idealizado e fundado por Valter Cardoso, o Valtinho das Baianas, entre 1994 e 1995. A ideia surgiu como forma de valorização da história e do papel da baiana no desfile e nas agremiações. Para tanto, reuniu sua esposa, Dona Nadyr, sua cunhada, Dona Neidinha e amigas das alas das baianas de diversas escolas de samba de São Paulo; entre elas, Nenê de Vila Matilde, Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Tom Maior, Leandro de Itaquera e Unidos do Peruche. Atualmente o grupo é composto por 17 integrantes, coordenado por Dona Nadyr Vellozo e presidido por Dona Danga. O Balaio do Samba é formado pelos músicos Bozó, Fabio Anastácio, Icaro, Jefferson Motta e Rodrigo Dias.

Palestra conta a história do mobiliário na Coleção Ema Klabin

Inscrições são gratuitas e estão abertas no site da Casa-Museu

Mesa para jogos com toucador, estilo D. João VI e D. José. Portugal c. 1750-1777. Madeira jacarandá entalhada, marfim, tecidos e cristal espelhado.

Também no próximo dia 14 de abril, sábado, das 11h às 13h, a historiadora Angela Brandão ministra a palestra Uma história do mobiliário na Coleção Ema Klabin. São apenas 30 vagas.

Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro A Coleção Ema Klabin, editado recentemente pela Fundação Ema Klabin. A publicação, organizada pelo curador Paulo de Freitas Costa, traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994), uma mulher à frente de seu tempo que se dedicou com empenho e competência a colecionar obras de arte, que hoje fazem parte da casa-museu, no Jardim Europa, em São Paulo.

Na publicação, os especialistas analisam desde a construção do imóvel-sede da fundação, realizada ao longo dos anos de 1950, até a coleção: pintura holandesa, flamenga e francesa; a arte colonial brasileira nas talhas de mestre Valentim; a arte do Japão, China e da África; o modernismo Europeu e a “Escola de Paris”; o modernismo brasileiro; a coleção de artes decorativas; o mobiliário; os objetos da antiguidade clássica e a biblioteca com três mil volumes, muito deles raríssimos.  O livro poderá ser adquirido no dia da palestra.

Sobre a palestrante:

Angela Brandão estudou História na Universidade Federal do Paraná, Especialista em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp e Doutora em História da Arte pela Universidade de Granada, Espanha. É professora no Departamento de História da Arte da Unifesp. Fez pós-doutorado junto ao Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Sobre a Casa-Museu:

Aberta ao público desde 2007, a Casa-Museu, antiga residência da mecenas, colecionadora e empresária Ema Klabin (1907-1994), abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário e peças arqueológicas e decorativas. Inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha, a Casa-Museu, de 900 m² e construída na década de 50 pelo engenheiro-arquiteto Ernesto Becker especialmente para abrigar as obras da colecionadora, é uma atração à parte. Até o jardim do museu, projetado por Burle Marx, é uma obra de arte.

Serviço:

Palestra Uma história do mobiliário na Coleção Ema Klabin

Data: 14 de abril – sábado

Horário: 11h às 13h

Vagas: 30

Inscrições gratuitas: https://emaklabin.org.br/

Programa Tardes Musicais: Show Tias Baianas Paulistas e Balaio do Samba

Data: 14 de abril – sábado

Horário: 16h30 às 18h

Entrada franca

170 lugares

Local: Casa-Museu Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo/SP – (11) 3897-3232.