O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira (11) para anunciar o projeto de implantação da Zona Azul Eletrônica. A utilização do estacionamento rotativo no município será feita por meio do aplicativo Digipare. As mudanças também incluem o aumento da oferta de vagas de estacionamento na região central da cidade e na Avenida Francisco de Paula Leite.
O horário de funcionamento e o valor da Zona Azul permanecem os mesmos. O novo sistema entra em operação na primeira quinzena de junho. Segundo o prefeito, todas as mudanças foram discutidas em reunião com os comerciantes dessas regiões, que apoiam tanto a modernização do sistema como a ampliação das vagas. “Vamos melhorar a fiscalização para dar maior rotatividade ao estacionamento e, consequentemente, liberar mais vagas para que as pessoas possam estacionar seus veículos e utilizar o comércio e os serviços dessas regiões com mais comodidade”, justificou. Pelo aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, será possível adquirir créditos e escolher o período de utilização do estacionamento. Ao estacionar, o usuário emite o tíquete diretamente pelo celular, descontando o valor do saldo total. Também permite a renovação do tempo de uso da vaga até o tempo limite de duas horas. “Nossa proposta é proporcionar mais agilidade ao sistema e maior comodidade e segurança aos usuários”, reforçou o prefeito.
Quem não quiser baixar o aplicativo no celular terá a possibilidade de comprar crédito para uso em determinado período de tempo nos 48 pontos de vendas existentes nas áreas de abrangência da Zona Azul, ou com os fiscais na rua. Para quem ainda tem os talões de estacionamento, o prefeito anunciou que haverá um período de transição de 45 dias, contados a partir da data de início do novo sistema de Zona Azul Eletrônica.
A Zona Azul continua funcionando de segunda à sexta-feira, das 10h às 15h30 e aos sábados, das 9h às 12h. Aos domingos, o estacionamento é livre. O valor permanece o mesmo, R$0,90 por meia hora e R$1,60 por hora.
O diretor da Tecpark, Aloisio Roberto Nascimento, acrescentou que as mudanças eram necessárias. “Há 15 anos a TecPark opera em Indaiatuba, a cidade cresceu e o número de veículos aumentou, por isso é preciso melhorar a oferta de vagas e reforçar a rotatividade das vagas disponíveis nessas regiões comerciais”, argumentou. A segurança do aplicativo também foi outro ponto reforçado pelo diretor do sistema Digipare, Fábio Batistella. “Hoje o aplicativo da Digipare é utilizado em mais de 40 municípios, incluindo São Paulo e conta com mais de 300 mil usuários, com total segurança”, acrescentou.
Mais vagas
O prefeito informou que o plano de modernização do sistema de estacionamento rotativo em Indaiatuba também inclui a ampliação de 489 vagas de estacionamento rotativo, além de 25 para idosos e 11 para deficientes, no Centro e Boulevard da Cecap. Atualmente a Zona Azul disponibiliza 816 vagas comuns – 52 para idosos e 19 para deficientes.
No Centro, o estacionamento de Zona Azul abrangia 16 ruas: 24 de Maio, entre Pedro Gonçalves x Oswaldo Cruz; 11 de Junho, entre Pedro Gonçalves x 13 de Maio; Padre Bento Pacheco, entre Pedro Gonçalves x Ademar de Barros; Cerqueira Cesar, entre Pedro Gonçalves x Ademar de Barros; Bernardino de Campos, entre Pedro Gonçalves x 9 de Julho; Siqueira Campos, entre Pedro Gonçalves x 9 de Julho; 7 de Setembro, entre Candelária x Pedro de Toledo; Pedro Gonçalves, entre 24 de Maio x 7 de Setembro; Candelária, entre Humaitá x 7 de Setembro; XV de Novembro, entre Humaitá x 7 de Setembro; Pedro de Toledo, entre Humaitá x Siqueira Campos; 9 de Julho, entre 24 de Maio x Siqueira Campos; 13 de Maio, entre 24 de Maio x Bernardino de Campos; Ademar de Barros, entre 24 de Maio x Cerqueira Cesar; Oswaldo Cruz, entre 24 de Maio x 11 de Junho e Rua Tuiuti, entre 24 de Maio x 11 de Junho.
Com as mudanças, o Centro contará com 17 ruas de Zona Azul. A principal novidade é a Rua Humaitá, que passará a contar com estacionamento rotativo entre a Rua Pedro Gonçalves até a Oswaldo Cruz. Seguindo as ruas paralelas à Humaitá, a Rua Vinte e Quatro de Maio permanecerá com o mesmo trecho de Zona Azul. Na Rua Onze de Junho, o estacionamento rotativo foi estendido para a quadra entre as ruas 13 de Maio até a Ademar de Barros; na Padre Bento Pacheco, o novo trecho vai da Pedro Gonçalves até a Cinco de Julho; na Cerqueira César, mais duas quadras entraram na rotatividade, sendo uma da Pedro Gonçalves até a Cinco de Julho e outra da Ademar de Barros até Tuiuti; na Bernardino de Campos, outras duas quadras estão com Zona Azul, da Pedro Gonçalves até a 5 de Julho e da 9 de Julho até a 13 de Maio; na Siqueira Campos, a Zona Azul foi ampliada da 9 de Julho a Ademar de Barros e na Rua 7 de Setembro, entre Pedro Gonçalves e Candelária.
A Rua Pedro Gonçalves está com Zona Azul ampliada no trecho entre a 24 de Maio e Humaitá; a Rua 9 de Julho também teve duas quadras ampliadas, entre a Rua 7 de Setembro e Siqueira Campos e entre a 24 de Maio e Humaitá; na Rua 13 de Maio, entre a Siqueira Campos e Bernardino de Campos e entre a 24 de Maio e Humaitá. As ruas Ademar de Barros, Tuiuti e Oswaldo Cruz também tiveram a área de estacionamento rotativo ampliada nos trechos entre as quadras da 24 de Maio e Humaitá. Nas ruas Candelária, XV de Novembro e Pedro de Toledo não haverá nenhuma mudança no trecho de estacionamento rotativo.
Na Avenida Francisco de Paula Leite, a Zona Azul funciona em toda a extensão do Boulevard da Cecap, do lado direito para quem segue sentido centro-bairro. Depois da mudança, o estacionamento rotativo passará a valer também para o lado esquerdo da avenida, do trecho entre as ruas Domacyr Stocco Júnior e Francisco Castelo.
Deficientes e idosos continuam com direito ao estacionamento gratuito em qualquer vaga nas áreas de Zona Azul, desde que os veículos estejam devidamente identificados.
Em Indaiatuba, a Zona Azul é administrada pela empresa TecPark, que tem a concessão do serviço. O estacionamento rotativo pago foi criado com objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, disciplinar o espaço urbano e, como consequência, permitir maior oferta de estacionamento.
Também participaram da entrevista coletiva a coordenadora da TecPark, Sueli da Silva Porto Cela e o gerente de operações Reinaldo Pereira.
Aplicativo
Para instalar o aplicativo, digite “zona azul” na barra de busca da sua loja de downloads (App Store do iPhone ou Play Store do sistema Android) e procure na lista pelo Digipare. Após fazer o download gratuito, é preciso cadastrar o CPF do usuário e os dados do veículo. A compra dos créditos da Zona Azul pode ser feita com cartão de crédito. Ao estacionar, o motorista acessa o app, escolhe o tempo que vai ocupar a vaga e paga o tíquete diretamente pelo celular com toda a comodidade e conforto.
Usuários cadastrados no sistema Digipare (pelo CPF) também podem emitir o tíquete enviando SMS ou fazendo uma ligação 0800 e ouvindo as instruções de uso até o final da ligação. As informações completas estão disponíveis no link www.digipare.com.br/cidades.
Seja qual for o meio de pagamento escolhido, será preciso informar corretamente a placa do veículo que vai ocupar a vaga da Zona Azul no ato da emissão do tíquete. A informação é fundamental para que o motorista evite multas no estacionamento rotativo.
Se o usuário tem mais de um veículo cadastrado no sistema, é necessário sempre observar para qual placa está emitindo o tíquete. Em caso de dúvidas, o motorista deverá consultar o SAC da Digipare: 0800-941-3444 ou, se preferir, pode mandar um e-mail para a equipe de atendimento no endereço eletrônico contato@digipare.com.br.