Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fórum de cervejarias artesanais marca o 5º Brew Festival

Valinhos, por Kleber Patricio

Fotos: Milennium Imagens.

O Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp) é a principal novidade da programação do 5º Brew Festival, que acontece nos dias 21 e 22 de abril (sábado e domingo), em Valinhos. O evento será no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, espaço da tradicional Festa do Figo.

O Focasp, inserido de forma inédita na programação apenas do sábado (21), traz à cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) especialistas do universo das cervejas artesanais, um dos segmentos que mais cresce no Brasil, e também da gastronomia de uma forma geral.

O objetivo do Fórum é abrir espaço para a discussão, troca de conhecimento, informações e aperfeiçoamento entre os profissionais do segmento e pessoas interessadas nesse nicho do mercado. A inscrição é gratuita e pode ser feita no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/1o-focasp—forum-de-cervejarias-artesanais-do-estado-de-sao-paulo__263340.

Lançado no Brew Festival, o evento conta com uma ampla e diversificada agenda de palestras, divididas para os períodos da manhã e da tarde. O Beer Break, com a participação das cervejarias presentes, será a última atração matinal antes do intervalo para o almoço. Os presentes terão a chance de degustar um copo da bebida de sua preferência.

A programação (veja abaixo) da manhã é destinada apenas a quem é da área, enquanto à tarde, a presença é livre não só para os profissionais do mercado, como também para adeptos do segmento. É bom ressaltar que a inscrição é obrigatória.

Festival traz excelência e tradição

O Brew Festival foi criado em 2015 pela WB Produções, com a proposta de difundir a cultura da cerveja de qualidade. Com duas edições anuais nas cidades de Valinhos e Vinhedo, o evento já reuniu 80 mil pessoas nas edições anteriores.

Com o crescente mercado de cervejas artesanais, o Brew Festival surgiu para proporcionar um espaço cervejeiro e apresentar ao público visitante rótulos e estilos de qualidade superior produzidos de forma artesanal.

Em 2018, o festival, que já é o maior evento de cervejas artesanais do interior do Estado de São Paulo, virá repaginado para ampliar ainda mais seu propósito, trazendo o 1º Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp), expositores de insumos com o intuito de gerar negócios e o já tradicional pavilhão com mais de 25 rótulos e estilos de cerveja e gastronomia com food trucks. Tudo regado a shows com artistas regionais e espaço kids para garantir a diversão de toda a família.

Serviço:

Evento – 1º Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp)

Local – Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”

Endereço – Rua Dom João VI, 82, Jardim Santônio, Valinhos/SP

Dia – 21 de abril, sábado

Entrada gratuita

Horário – 9h30 (abertura).

Programação:

9h30 – Credenciamento e coffee break

10h – Abertura do evento (fechada para profissionais)

10h – Palestra Cervejarias no Simples Nacional e o MAPA para Cervejarias Artesanais

Palestrante – Luis Gustavo Souza Oliveira, especialista tributário, criador do curso “Mapa da Cerveja Artesanal”, sócio proprietário da Oliveira e Associados Organização Contábil Ltda., com sede em São Paulo e Campinas e sócio proprietário da Cervejaria Mestre das Poções, em Araras.

10h45 – Palestra Do Tanque para o Mercado

Palestrante – Carla Cozer (Sebrae Campinas) analista de negócios e gestora de projetos no Sebrae/SP com mais de 10 anos na orientação de empresas com projetos setoriais.

11h30 – Palestra A importância da pesquisa para a cadeia de insumos cervejeiros

Palestrante: Anderson Luís Alves – pesquisador da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa.

12h30 – Beer Break com cervejarias participantes (cada participante terá direito a um copo) e intervalo para o almoço.

Parte da Tarde – Aberta para profissionais e público em geral com inscrição antecipada

Programação:

14h – Palestra Cerveja Artesanal um atrativo turístico

Palestrantes: Alexandra Capriolli – diretora de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas e Samuel Mendonça de Faria – presidente do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), diretor da Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) e sócio proprietário da Cervejaria Landel.

15h – Palestra Harmonização como diferencial competitivo

Palestrante: Guto Procópio – publicitário, sommelier de cervejas, mestre em estilos®, cervejeiro formado na 17ª Turma de Tecnologia Avançada de Cerveja pelo ICB e especialista em Harmonização pelo Instituto da Cerveja. Tem passagem pelo Grupo Pão de Açúcar e, atualmente, está à frente do Let’s Beer, empório de cervejas especiais.

Coordenador do Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp)

Manuel Alves Filho. É jornalista e chef de cozinha. Soma 30 anos de experiência nas duas atividades. É autor do livro 50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp e idealizador de diversos eventos gastronômicos, entre eles o consagrado Chefs na Praça, que já reuniu um público de 90 mil pessoas em quatro edições. É pioneiro na divulgação da cultura cervejeira na região de Campinas. Foi o primeiro cozinheiro a promover um evento de harmonização de cervejas e comida em Campinas, há dez anos. Também foi promotor do Beer Train, evento de degustação de cervejas a bordo da Maria Fumaça que circula no trecho turístico entre Campinas e Jaguariúna.

Curadora do Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp)

Renata Tannuri Meneghetti. É relações públicas com 20 anos na área de comunicação e eventos. Foi docente na PUC-Campinas por mais de 10 anos, é colunista de gastronomia, assessora de imprensa, idealizadora e organizadora do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra que já reuniu mais de 50 mil pessoas em 6 edições e proprietária da Elo Produções, empresa com 18 anos de mercado sediada em Campinas/SP.

Realização Focasp: Elo Produções e WB Produções

Realização Brew Festival: WB Produções.