No próximo dia 4 de maio, sexta-feira, o Conservatório Rogerio Koury (Rua Pernambuco, 154, em Sorocaba) receberá uma palestra e lançamento do livro Copacabana, a trajetória do samba canção, de Zuza Homem de Mello.
Baseada em seu novo livro de igual título, a palestra abordará a história de um dos gêneros mais importantes de nossa música. Desde o seu surgimento no teatro de revista, em 1929, até o advento da bossa-nova, em 1958, o samba-canção foi um dos gêneros preferidos de compositores do nível de Ary Barroso, Caymmi, Cartola, Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim e até mesmo Noel Rosa, cuja obra inclui várias composições que, na verdade, já eram legítimos sambas-canção.
Zuza Homem de Mello
Zuza Homem de Mello é musicólogo, jornalista, radialista e produtor musical. Em 1957 e 1958, morando nos Estados Unidos, estudou na School of Jazz de Tanglewood, Massachussets, na Juilliard School of Music, de Nova York (musicologia), na New York University (literatura inglesa) e estagiou na Atlantic Records. Há quase 60 anos dedica-se ao que há de melhor na música brasileira, o que inclui atuação como técnico de som da TV Record na sua fase dos musicais e dos festivais, idealização e comando do Programa do Zuza – diário na rádio Jovem Pan por 11 anos –, atuação como crítico de O Estado de S. Paulo por 10 anos, idealização e comando da série semanal Jazz Brasil da TV Cultura, produção de espetáculos musicais e discos, curadoria de eventos e festivais, atuação como professor em cursos e palestras e autoria de diversos livros.
O Metso Cultural foi idealizado e é organizado pela MdA International com o Patrocínio Exclusivo da empresa Metso e Apoio da Unimed Sorocaba. Siga a página oficial da Mda International no Facebook e no Instagram (mdainternationalmda) para mais informações.
Serviço:
Local: Conservatório Rogerio Koury (Rua Pernambuco, 154, Sorocaba/SP)
Horário: 19h30 (duas horas de duração)
Inscrições gratuitas. Necessário fazer as inscrições pelo telefone (15) 3211-1360 – vagas limitadas
Venda do livro no local por R$60,00 (dinheiro ou cartão), além de outros títulos de Zuza Homem de Mello.