De 10 de maio a 13 de setembro, a Casa-Museu Ema Klabin promove a oficina Criações poético-espaciais: Cartografias, práticas artísticas e geografias contemporâneas, que será ministrada pela mestre em artes visuais Gabriela Leirias. Em dezesseis encontros, a oficina tece aproximações de categorias da geografia com trabalhos de arte contemporânea.
Considerando que cartografar implica mapear além de elementos fixos na paisagem, fluxos, ações, acontecimentos e relações sociais afetivas que se materializam ou não no espaço, serão investigadas as apropriações que os artistas têm feito da cartografia como linguagem artística.
Segundo Gabriela Leirias, ao longo da oficina será proposto que os participantes realizem trabalhos práticos individuais e coletivos investigando práticas artísticas contemporâneas e a cartografia como linguagem poética, em que poderão ser experimentados diferentes modos de documentação e linguagens.
A oficina é destinada a estudantes, pesquisadores, artistas e interessados em geral a partir dos 16 anos.
Sobre a palestrante
Gabriela Leirias é mestre em Artes Visuais (ECA/USP), especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea (Embap/PR) e graduada em Geografia (Fflch/USP). Desenvolve projetos em arte contemporânea a partir de discussões sobre espaço, corporalidade, arte urbana, arte pública, cartografias, processos colaborativos e transdisciplinares. É gestora do Espaço Fixos e Fluxos de arte contemporânea e geografia. Foi premiada com a Bolsa Funarte de Reflexão Crítica em Mídias Digitais (2011) com o projeto Novas Cartografias On Line. Desenvolve, com Anahí Santos e Wellington Tibério, o projeto de pesquisa, intervenção urbana e performance Aqui passa um rio, que investiga poeticamente os rios invisíveis da cidade de São Paulo. Colaboradora na pesquisa e curadoria do projeto realizado em Curitiba Jardinagem: territorialidade, temporalidade e ato político. Como desdobramento, desenvolveu em São Paulo junto com Faetusa Tezelli o projeto Jardinalidades: jardinagem como prática artística e criação de territorialidades. Realizou com o coletivo A’Praça o projeto Corpo político, corpo sensível – o fluxo das mulheres no espaço público e o direito à cidade. Foi supervisora do método Abramovic na exposição Terra Comunal MAI SESC Pompéia. Trabalhou na 31ª Bienal de São Paulo como supervisora do Educativo e na 32ª Bienal.
Serviço:
Oficina Criações poético-espaciais: Cartografias, práticas artísticas e geografias contemporâneas
16 encontros: quintas-feiras, de 10/5/18 a 13/9/2018, das 15h às 18h
25 vagas, por ordem de inscrição
Investimento: R$660,00
Inscrição: https://emaklabin.org.br/oficinas/oficina-criacoes-poetico-espaciais
Local: Casa-Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo/SP – (11) 3897-3232.