Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Como nos velhos (e bons) tempos: Estação Mosteiro inaugura em Itaici

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Kleber Patricio.

Nascido da vontade da arquiteta Adriana Franco e do engenheiro e gourmand Luiz Angelo Bordin de ter um negócio próprio e que traduzisse suas paixões pela culinária simples, mas com sabor e identidade, o Estação Mosteiro Restaurante começou a funcionar há pouco mais de duas semanas, reunindo em seu DNA experiências do casal ao redor do mundo e sua visão apaixonada da gastronomia.

O Estação Mosteiro chega com o ideal de resgatar algumas receitas brasileiras tradicionais, apresentando um cardápio que remete a memórias arraigadas principalmente em quem viveu a gastronomia de Indaiatuba no final dos anos 80. O restaurante oferece aos clientes uma gastronomia acessível e recheada de prazeres culinários. Com menu à la carte, trabalha somente com carnes argentinas assadas na brasa e servidas com acompanhamentos triviais – porém, produzidos com ingredientes selecionados e preparados por uma equipe especializada, liderada pelo chef Eduardo Peres. Todo o cardápio foi elaborado de forma a incorporar os produtos mais frescos e orgânicos disponíveis no mercado, procurando equilibrar os paladares entre o tradicional e o contemporâneo, o simples e o sofisticado. Além das carnes, o espaço também serve dois peixes, o Pintado e o Pirarucu assados na brasa, porções e petiscos, drinks, opções vegetarianas, pratos Kids e saladas completas, com atenção para a tradicional salada de rúcula, em que as folhas são imersas em molho especial e depois drenadas.

Os pratos são individuais ou para duas pessoas, com acompanhamentos tradicionais feitos com preciosismo e ingredientes orgânicos. Foto: Kleber Patricio.

Para a experiência ser mais completa, são disponibilizados aos clientes uma carta de vinhos harmonizados e uma exclusiva seleção de doces caseiros produzidos na própria cozinha da casa.

O local possui amplo estacionamento e está localizado em Itaici, que já se tornou um dos principais eixos gastronômicos de Indaiatuba. Com atendimento cortês, liderado pelo maître Elder Bertagini, o restaurante está ambientado em um cenário muito agradável, que remete ao tempo da antiga estação de trem da Companhia Sorocabana de Estradas de Ferro situada logo abaixo. Madeira e ferro compõem os materiais utilizados na construção e decoração do antigo casarão, além de objetos antigos, como os lustres, réplicas fiéis dos da antiga companhia Thompson Electric, que iluminavam a cidade de São Paulo na década de 20 e fotos da última locomotiva Maria-Fumaça que parou na Estação Itaici, em 1958. Uma extensa e confortável varanda completa o ambiente.

O restaurante abre de terça a domingo somente para o almoço, de terça a sexta das 11h30 às 14h30, finais de semana e feriados das 12h até as 16h30. Também disponibiliza um excelente espaço Kids com monitores aos finais de semana e feriados.

Serviço:

Estação Mosteiro

Avenida Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 1733, Itaici, Indaiatuba/SP

(19) 3894-7282

Facebook: @estacaomosteiroindaiatuba

Opera com as principais bandeiras de cartões nacionais e internacionais

Horário: de terça a domingo, somente para o almoço; de terça a sexta das 11h30 às 14h30, finais de semana e feriados, das 12h até as 16h30

Estacionamento gratuito

Espaço Kids com monitoria aos finais de semana.

Lustres são réplicas fiéis dos lustres da antiga companhia Thompson Electric que iluminavam a cidade de São Paulo na década de 20.

O maître Elder Bertagini entre os proprietários Adriana Franco e Luiz Bordin.

O chef Eduardo Peres.

Entrada: pão de alho com linguiças caseiras.

Salada de rúcula: folhas são imersas no molho especial e depois drenadas. Foto: FotoCriativa.

Bife de Ancho, arroz, feijão, farofa de farinha de milho temperada e vinagrete da casa.

Frango no Vagão: filés de frango gratinados com molho especial servidos na panela de ferro.

Sobremesa: Doce de maçã com pimenta e sorvete. Foto: FotoCriativa.