Doar leite pode salvar vidas. Por isso, a empresa de shopping centers Ancar Ivanhoe inicia o projeto nacional de sensibilização para a doação de leite humano. A iniciativa dá início à campanha Aqui Tem Vida, que arrecada frascos de vidro e busca suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento. Em Campinas, a ação, que acontece em parceria com a Fiocruz, será realizada no Shopping Parque das Bandeiras até o dia 27 de maio.
Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso que não podem ser amamentados pela própria mãe. As doações dos frascos poderão ser feitas no Fraldário do Shopping Parque das Bandeiras, no Piso L3.
O dia 19 de maio emerge como marco histórico da união de esforços entre os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano para a salvaguarda da vida de milhões de crianças que tanto precisam do leite materno como fator de sobrevivência. E apenas um gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.
Para o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa representa um momento de intensa mobilização. “A embalagem adequada para a doação é um ponto sensível para a gente; angariar frascos significa aumentar nossa capacidade operacional. A parceria com a Ancar é uma experiência ímpar e inédita no Brasil. A empresa, sob a égide da responsabilidade social, encampou o movimento e se disponibilizou a abrir espaço em shoppings de todo o Brasil para a campanha de doação de frascos”, aponta.
Para apoiar os 219 bancos de leite nos 196 pontos de coleta, basta doar frascos de vidro de até 500 g com tampa de plástico e boca larga (como os de café solúvel ou maionese, desde que seja de vidro).
Sobre a Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem como objetivos promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser um agente da cidadania. Criada em 1900 como Instituto Soroterápico Federal, a Fiocruz tem uma trajetória que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no País.
Sobre a Rede Global de Bancos de Leite Humano
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa coordenada pela Fiocruz em ação integrada com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (Cgscam), do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, é composta por 218 bancos de leite humano (BLHs) e 194 postos de coleta, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No ano passado, a rBLH-BR beneficiou mais de 165 mil recém-nascidos internados em UTI Neonatais e realizou cerca de dois milhões de atendimentos assistenciais às mulheres com dificuldade de amamentar.